Rádio Líder FM de Acopiara

quinta-feira, 23 de abril de 2015

13 mil acidentes de trabalho são registrados por ano no Ceará


Min_
A Construção civil é o setor com maior número de acidentes
Nos últimos três anos, foram registrados 40 mil acidentes de trabalho no Ceará. Somente em 2013, ocorreram 13,8 mil acidentes de trabalho no Ceará, o que dá uma média de 38 trabalhadores acidentados por dia. Os números fazem parte do último levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social.
De acordo com os dados da Previdência Social, 68 trabalhadores cearensesmorreram no ambiente de trabalho em 2013 e 296 ficaram incapacitados permanentemente para exercer suas atividades. O Estado aparece em 12º no ranking nacional de acidentes de trabalho e em terceiro no Norte eNordeste, perdendo apenas para Pernambuco e Bahia.
“Esses números não representam a realidade, porque metade dos acidentes de trabalho que ocorrem no país não são comunicados à Previdência”, ressalta o juiz do trabalho Carlos Alberto Rebonatto. A falta da comunicação ao órgão, segundo o magistrado, pode privar o trabalhador de vários benefícios, como auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou auxílio-acidente.
Acidentes no Brasil

No Brasil, foram registrados 718 mil acidentes de trabalho com 2.737 mortes. 14.837 trabalhadores ficaram incapacitados de forma permanente. A construção civil ainda é um dos setores da economia responsáveis pelos maiores índices de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.  61.800 trabalhadores sofreram algum tipo de acidente nos canteiros de obras, durante o ano de 2013.
Prevenção: No dia 28 de abril, o Tribunal Regional do Trabalho do Ceará e mais 40 instituições públicas e privadas, responsáveis pela promoção de políticas para redução do número de acidentes de trabalho no Estado, irão realizar várias atividades para marcar a data. Estão previstos atos públicos, distribuição de material educativo e visitas a grandes empresas e canteiros de obras. O Dia da Segurança e Saúde no Trabalho ainda será lembrado em sessões solenes na Assembleia Legislativa e na Câmara de Vereadores de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário