Rádio Líder FM de Acopiara

segunda-feira, 27 de abril de 2015

APONTA SPC

Nordeste tem 15 milhões de pessoas registradas em serviços de proteção ao crédito

13h27 | 27.04.2015

número de consumidores com dívidas em atraso em todo o Brasil cresceu 3,76% em março de 2015


A região Nordeste tem o segundo maior número de consumidores inadimplentesregistrados em serviços de proteção ao crédito, com 15 milhões de devedores. O Sudeste ficou em primeiro do ranking (22,6 milhões), e o Sul registrou o terceiro maior número de devedores (7,5 milhões). Os dados são do Indicador Regional de Inadimplência do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas(CNDL) do mês de março.
Situação agravada
No total, o número de consumidores com dívidas em atraso em todo o Brasil cresceu 3,76% em março de 2015, na comparação com o mesmo mês de 2014. Na análise regional, destacam-se o Nordeste e o Centro-Oeste, com as maiores elevações do número de devedores (+4,01% e +4,09%, respectivamente). O melhor resultado foi apresentado pela região Sul, que apontou um crescimento do número de devedores de apenas 2,41%
Segundo a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, esse crescimento da quantidade de pessoas negativadas em todo o país reflete o difícil cenário macroeconômico visto nos últimos meses, com piora dos índices de emprego e confiança.
"Isso é reflexo da redução da base de crédito disponível na economia, com os bancos comerciais concedendo cada vez menos crédito aos consumidores e com a queda do apetite para compras de bens ligados a financiamento, como materiais de construção e automóveis", explica Kawauti.
Concentração
O Sudeste continua concentrando a maior parte dos devedores do país, com aproximadamente 40% do total de inadimplentes do País. 
O Nordeste apresenta a segunda maior participação (26,20%), seguido pelo sul (12,97%). As regiões que mais contribuíram para alta nacional de 3,76% do indicador foram o Sudeste (1,11 ponto percentual) e o Nordeste (1,05 p.p.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário