Rádio Líder FM de Acopiara

sábado, 25 de abril de 2015

Vídeo mostra imagens de dentro de tornado e porta sendo arrancada

Câmeras de segurança de casa em Xanxerê flagraram início do fenômeno. 
Vídeo mostra objetos voando após serem arrancados pela força do vento.

Valéria MartinsDo G1 SC
Câmeras de monitoramento de uma casa em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, registraram a passagem do tornado pela cidade na segunda-feira (20). As imagens mostram o momento em que ele passa pela rua. A força do vento arrancou portas e tirou objetos de dentro da casa. No meio do vendaval, um cachorro busca se proteger.

“Eu estava viajando com a família. Chegamos na segunda de noite. A família já havia avisado sobre o ocorrido e ao mesmo tempo agradecemos a Deus por não estar em casa”, afirma Ademir Piaseski, morador do bairro São Jorge, em Xanxerê. A funcionária da família estava na residência durante a passagem do tornado e ficou no banheiro para se proteger. Ela não se feriu.
“O vento arrancou a porta, quebrou os vidros e até os móveis foram danificados com a chuva e com o vento, que tirou tudo do lugar”, detalha Piaseski. Segundo o Intituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a velocidade dos ventos pode ter atingido a 330km/h.
Como se forma um tornado corrigido (Foto: G1)
Em menos de dois minutos, o vento ficou muito forte e "varreu" a rua. Pedaços de telhas, caixas e outros objetos aparecem voando. Uma das câmeras de monitoramento da casa mostra uma porta sendo arrancada. Partes de uma bateria também são levadas pelo vento

O cachorro da família estava no pátio durante o tornado. Uma terceira câmera mostra ele tentando se proteger após diversos objetos ficarem caídos em frente à casa.
Tornado em Xanxerê
No dia 20 de abril, duas pessoas morreram e cerca de 120 ficaram feridas e precisaram ser levadas para hospitais da região após um tornado atingir Xanxerê. Destas, 95 ficaram hospitalizadas, segundo divulgado nesta sexta pela Defesa Civil estadual.
Oito pessoas permanecem internadas em hospitais da região. Entre elas, uma mulher de 63 anos, que está em coma induzido, e um menino de 7 permanecem na UTI, filho do homem que morreu após salvar a família de um desabamento, está em estado gravíssimo.
Com ventos de até 330 km/h, o tornado danificou 3.944 casas e atingiu 44,5 mil pessoas. Destas, 2 mil ficaram desalojadas e 180 desabrigadas. O prejuízo estimado é deaproximadamente R$ 103,6 milhões
Abastecimento
Segundo a concessionária Iguaçu Energia, nesta sexta-feira (24), parte dos bairros Tacca, Bortolon e dos Esportes continuavam sem energia. Nas demais áreas do município, a energia foi restabelecida.
Os ventos derrubaram mais de 300 postes na cidade e comprometeu cerca de 650 ligações de água. De acordo com o chefe da agência de Xanxerê da Companhia de Águas e Saneamento (Casan), Paulo Baldi, 85% da cidade está com o abastecimento foi normalizado. Ele acredita que até o final de semana o serviço seja restabelecido por completo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário