Rádio Líder FM de Acopiara

segunda-feira, 27 de abril de 2015

INTERNACIONAL!

Opositores a Cristina lideram em primárias na cidade de Buenos Aires

Folhapress | 14h23 | 27.04.2015

Mais do que a disputa local, entretanto, esteve em jogo a formação das principais forças políticas que se enfrentarão nas eleições presidenciais deste ano na Argentina


Eleitores da capital argentina escolheram neste domingo (26) os candidatos de cada partido que disputarão as eleições para chefe de governo da cidade de Buenos Aires em 5 de julho deste ano.
Mais do que a disputa local, entretanto, esteve em jogo a formação das principais forças políticas que se enfrentarão nas eleições presidenciais deste ano na Argentina.
A capital é um dos principais redutos oposicionistas do país, com 2,5 milhões de eleitores, e o quarto principal colégio eleitoral, atrás das províncias de Buenos Aires, Córdoba e Santa Fé.
Os moradores da capital foram às urnas pelas PASO (Primárias Abertas Simultâneas Obrigatórias), primeira etapa do processo eleitoral em que os políticos disputam dentro dos seus partidos a vaga de candidato.
O foco das primárias se voltou para a disputa dentro do principal partido de oposição da Argentina, o PRO, de Maurício Macri.
Atual chefe de governo de Buenos Aires, o político vai disputar as eleições presidenciais, mas enfrentava um desafio à sua hegemonia dentro do seu próprio partido.
Macri havia escolhido seu chefe de gabinete, Horácio Rodríguez Larreta, para a vaga, mas enfrentou a oposição da popular senadora Gabriela Michetti, que acabou perdendo a disputa.
Até a conclusão desta edição, com a apuração concluída em 61% das zonas eleitorais, Larreta marcava 28,7% dos votos na cidade contra 19% de Michetti.
Juntos, Larreta e Michetti, somavam 47,7% dos votos, consolidando o PRO como a principal força política na capital argentina.
Outro foco de atenção das primárias foi medir a influência da presidente Cristina Kirchner na capital.
O principal candidato do Frente para a Vitória, o presidente da Aerolíneas ArgentinasMariano Recalde, marcava 12,4% dos votos. Somando todos os votos dos candidatos da agremiação governista, o FpV aparecia como terceiro na preferência do eleitor.
Martin Lousteau, da sigla ECO (que reúne socialistas e radicais) ficou em segundo, com 17,6% dos votos. Seu partido está alinhado com Macri na disputa nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário