Rádio Líder FM de Acopiara

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Bota fica perto de G4 menos 'exigente' dos últimos cinco anos da Série B

Mesmo com dez rodadas a serem disputadas, o Botafogo está a cinco pontos de alcançar a menor pontuação que uma equipe promovida à Série A obteve nos últimos cinco anos. Em 2013, o Figueirense conseguiu o acesso ao somar 60 pontos, figurando como o "pior" integrante de G4 neste período. O campeão daquele ano foi o Palmeiras (79). Também subiram Chapecoense (72) e Sport (63). 

Já um ano antes (2012), o Vitória fez a maior pontuação entre os times que terminaram com o quarto lugar da Segundona nas últimas cinco temporadas. O rubro-negro baiano fechou a competição com 71 pontos, mesma quantia de Atlético-PR (3°) e São Caetano. Mas o Azulão paulista, que atualmente luta para deixar a Série D, levou desvantagem no tríplice empate e, em quinto, acabou ficando de fora da festa rumo à elite. Goiás (1º- 78) e Criciúma (2ª - 73) completaram a lista. Neste caso, o caminho é um pouco mais longo: ainda faltam 16 pontos para o time de Ricardo Gomes se igualar à equipe de Salvador (BA).

Com relação ao título, o Botafogo pode tirar como referência máxima e mínima, respectivamente, um clube de São Paulo e outro de Santa Catarina. Hoje aspirante a umas das vagas para a Segunda Divisão do ano que vem, a Portuguesa reinou em 2011. A Lusa chegou aos 81 pontos (71% de aproveitamento) e carrega o status de time com a campanha mais vitoriosa no quinteto que levou o caneco recentemente, bem à frente dos outros promovidos daquela temporada (Náutico - 64, Ponte Preta - 63 e Sport - 61).  
Quem menos teve que trabalhar para gritar "é campeão", nesse grupo, foi o Joinville na temporada passada. O JEC ergueu a taça ao somar 70 pontos, menos que o São Caetano-2012, por exemplo, que apenas se manteve na Série B, ao ficar com a quinta colocação. Na ocasião, o G4 contou ainda com Ponte Preta (69), Vasco (63) e Avaí (62). 
No primeiro ano da comparação (2010), o troféu ficou nas mãos do Coritiba. Na época comandado pelo ex-botafoguense René Simões - técnico que iniciou a campanha atual do Botafogo - os paranaenses marcaram 71 pontos e tiveram a companhia de Figueirense (67), Bahia (65) e América-MG (63) no grupo de "novatos" da Série A-2011. 

Diante do Macaé, na noite desta terça-feira, no Estádio Nilton Santos, o time da estrela solitária chegou à 16ª vitória na Segunda Divisão-2015. O triunfo por 2 a 1 fez a vantagem para os demais concorrentes ser ampliada. Porém, a rodada (28) só termina no sábado e rivais diretos como Paysandu, Vitória, Bahia e Santa Cruz ainda entrarão em campo.

Se os resultados das próximas rodadas "colaborarem" com o Alvinegro, restará pouco para o mesmo retornar ao seu devido lugar. No entanto, caso as equipes postulantes deste ano apresentem pontuações elevadas, como em 2012, será necessário dar mais alguns passos rumo ao objetivo final. 
o povo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário