Rádio Líder FM de Acopiara

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Zika ou sarampo? Entenda as diferenças entre as viroses

Febre, dores de cabeça e no corpo, manchas na pele… Qual o diagnóstico: dengue, sarampo, zika vírus ou febre chikungunya? Os sintomas parecidos indicam enfermidades diferentes e podem confundir os pacientes. O POVO ouviu especialistas para esclarecer as — poucas — diferenças e como prevenir cada uma dessas doenças.
Como esclarece o professor de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC), Anastácio Queiroz, a diferença é sutil, mas existe. A dengue causa febre alta e complicações hemorrágicas; o sarampo afeta o sistema respiratório de maneira mais intensa; a chikungunya causa fortes dores nas articulações e a zika tem sintomas mais leves, com manchas na pele.
Para evitar o diagnóstico errado, a dona de casa Ana Cláudia da Silva procurou ajuda médica logo que o neto Guilherme, de sete meses, começou a sentir febre e secreção nasal, na última segunda-feira, 13. Enquanto ela tentava atendimento no Centro de Assistência à Criança Lúcia de Fátima Rodrigues Guimarães Sá (Croa), na Parangaba, muitas mães saíam do local relatando os mesmos sintomas em seus filhos, estes já diagnosticados com virose.
Virose
De acordo com Ivo Castelo Branco, coordenador do Núcleo de Medicina Tropical da UFC, viroses são as patologias causadas por vírus. No entanto, o termo é utilizado para se referir a doenças leves, que duram um período determinado de tempo e têm tratamento sintomático. Com causa, sintomas e medicações semelhantes, muitas dessas doenças só serão definidas após examinar amostras de sangue do paciente.

Os especialistas alertam que as principais dicas para evitar as doenças são: se vacinar e combater o Aedes aegypti, agente causador da dengue, da zika, da chikungunya e da febre amarela. No caso de ser infectado, a dica é manter repouso, evitar medicamentos com ácido acetilsalicílico (AAS), se hidratar e procurar atendimento médico adequado.
o povo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário