Rádio Líder FM de Acopiara

domingo, 12 de julho de 2015

Chegando mais perto!

                            Face oposta de Plutão
Essa foto chegou mais ou menos à uma da manhã de ontem (11/07) e mostra a face "oposta" de Plutão, ou seja, a face que não terá as melhores fotos quando a sonda fizer sua máxima aproximação. No momento em que ela foi obtida a sonda estava a 4 milhões de km de Plutão. É essa face que mostra aquelas quatro bandas escuras, que anteriormente eram regularmente espaçadas e com bordas bem definidas e que agora, mais perto, já se mostram um tanto diferente.
Cada banda dessas tem uns 480 km de largura e agora mais se parecem, ao menos para mim, como se o material mais claro tivesse escorrido sobre um pedaço de terreno escuro. Por enquanto, ninguém sabe se é isso mesmo e ninguém tem uma explicação satisfatória, mas os astrônomos da missão esperam que possam determinar a origem delas quando combinar essa imagem com as imagens coloridas obtidas pela câmera Ralph e que ainda não foram enviadas à Terra. Essa deve ser a última foto dessa região de Plutão.
Além das bandas, estruturas quase circulares podem ser vistas principalmente na metade inferior de Plutão, que vem a ser seu hemisfério sul. Ao que tudo indica devem ser crateras de impacto, mas como esse é um objeto que a cada dia nos revela uma surpresa nova, é bom esperar pelas imagens coloridas antes de assumir que é isso mesmo.
Essa é a face que está permanentemente virada para Caronte, a maior lua de Plutão, e segundo Alan Stern, o investigador principal da missão, a foto abaixo é a melhor imagem desta parte de Plutão que veremos em décadas!

g1


Nenhum comentário:

Postar um comentário