Rádio Líder FM de Acopiara

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Mais Médicos ainda é ausente em 26% das cidades carentes

                      

 Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) revelou que 26% dos municípios carentes deixaram de ser atendidos pelo Programa Mais Médicos. O projeto provocou discussões em 2013 sobre a vinda para o Brasil de profissionais estrangeiros a fim de trabalhar em regiões com escassez de profissionais. A iniciativa previa ações de melhoria da infraestrutura e da formação do profissional. Ontem, o programa completou dois anos. Para o coordenador nacional do Mais Médicos, Felipe Proenço, a proposta obteve grandes êxitos: “após avaliações de satisfação, vimos que a maioria da população atendida está satisfeita”.

O Mais Médicos foi avaliado pelo TCU em março deste ano. O documento analisou a eficácia do projeto entre junho de 2013 e março de 2014. O trabalho foi preparado em oito estados brasileiros: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, São Paulo e Rio Grande do Norte. Foram visitadas 130 unidades básicas de saúde em 41 municípios e entrevistados 149 médicos, 446 profissionais das equipes do Programa Saúde da Família e 315 pacientes, além de tutores e supervisores.
Entre os pontos fortes, destaca-se o aumento de 32% nas visitas domiciliares em municípios que receberam médicos. Além disso, quase 90% dos pacientes entrevistados afirmaram que o tempo de espera diminuiu. E 63% dos profissionais de saúde disseram que o atendimento melhorou. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil tem 1,7 médico por mil habitantes. Apesar de não haver um parâmetro ideal para a proporção, o País tem número inferior de médicos por mil habitantes em relação a países como o Canadá, dois; Grã-Bretanha, 2,7; Uruguai, 3,7; a Espanha, 3,9; e Cuba, 6,7. Com a expansão do Mais Médicos, em 2015, serão 18.240 profissionais em 4.058 municípios de todo o país, cobrindo 73% das cidades brasileiras e 34 distritos sanitários especiais indígenas. 
(Da Agência Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário