Rádio Líder FM de Acopiara

terça-feira, 14 de julho de 2015

                            Imagem de Plutão divulgada no começo da madrugada de 14 e obtida em 12/7 pela sonda New Horizons, da Nasa
Chegou o dia! Em poucas horas a nave New Horizons vai fazer seu sobrevoo histórico passando a 12.500 km da superfície de Plutão, após mais de 9 anos de espera.
O horário previsto para a máxima aproximação nessa manhã é 08:49 e 57 segundos, hora oficial de Brasília. Em seguida, às 09:03, ela deve fazer seu rasante em Caronte, passando a 28.900 km de sua superfície, mas o que podemos esperar da sonda nesse horário?
Na verdade nada. Na fase de aproximação final, que se deu ontem, a sonda transmitiu os dados que tomou nos dias anteriores, interrompeu as transmissões e se posicionou para o encontro. Você deve ter visto no filminho que eu preparei com a ajuda de um simulador da NASA que os instrumentos da sonda estão espalhados pelo corpo dela. Para que seja usado um instrumento específico, a sonda precisa girar no espaço e apontá-lo para o alvo. Para trocar de instrumento precisa executar outra manobra parecida.
Aí para transmitir os dados para a Terra a nave precisa apontar sua antena para nós, deixando os instrumentos olhando para os lados. Ou seja, durante os momentos mais críticos a nave vai estar silenciosa, não vai enviar nem sequer dados de telemetria que mostre que ela está funcionando.
Logo depois da máxima aproximação, a sonda vai passar pela sombra de Plutão e de Caronte, será eclipsada pelos dois objetos e isso vai ser usado para se obter o diâmetro de ambos com altíssima precisão. Minutos depois de cada eclipse, será a vez dos dois corpos celestes encobrirem a visão da nave com a Terra. Em outras palavras, a nave, Plutão (logo em seguida Caronte) e a Terra estarão alinhados. Quando isso acontecer, ela deve captar transmissões de rádio da Terra que vão ajudar a estudar a atmosfera de Plutão.
De acordo com as distorções que as ondas de rádio sofrerão ao passarem pelos objetos, informações sobre temperatura, densidade e sua estrutura poderão ser obtidas. Mas nada de transmitir alguma informação de volta.
Apenas às 22:02 é que a New Horizons deve ligar para casa. Mas ainda não será para mandar nada dos dados coletados! Vai ser uma breve comunicação da situação da nave, literalmente para dizer que a nave está viva, que ela sobreviveu à passagem tão próxima de Plutão e Caronte.
Mesmo as chances estarem em 1 para 10.000 de que ela encontre alguma pedra no meio do caminho e seja seriamente danificada, o comando da missão precisa saber se tudo ocorreu conforme o previsto.
Serão 20 minutos de transmissão de dados de telemetria para confirmar que foi tudo bem. Apesar das chances de ocorrer alguma colisão inesperada serem maiores do que o normal, Alan Stern, o investigador principal da New Horizons, disse que estará na sala de comando comemorando o sucesso da missão.
Aliás, após dizer isso na coletiva, ele e os outros membros da equipe saíram para iniciar as comemorações em um restaurante próximo...
E os dados?
Só na quarta feira! Há uma transmissão de dados bem longa (1 hora e meia) programada para finalizar às oito da manhã e a coletiva de imprensa para mostrar os dados recebidos está para ser agendada ainda. Na minha opinião, logo depois das 8h essas imagens serão divulgadas.
E acho que vai valer a pena ficar de plantão, as fotos tiradas durante a máxima aproximação terão resolução de 70 metros por pixel, ou menos do que um quarteirão! Se a New Horizons estivesse sobrevoando sua cidade a 12 mil km de altura, seria possível reconhecer a rua da sua casa.
Durante a máxima aproximação, o controle da missão irá transmitir uma contagem regressiva simbólica, já que não haverá imagens ao vivo, acompanhada da simulação que já postei abaixo. A melhor imagem de antes do sobrevoo está prometida para ser divulgada por esse horário, mas a grande expectativa do dia será a ligação para casa no final do dia.
g1

Nenhum comentário:

Postar um comentário