Rádio Líder FM de Acopiara

sábado, 24 de outubro de 2015

Pizzolato chega ao Brasil para cumprir pena

Depois de mais de dois anos em fuga, Henrique Pizzolato desembarcou no Brasil na manhã desta sexta-feira, 23, escoltado por três policiais federais

Ex-diretor do Banco do Brasil é extraditado da Itália, para onde havia fugido em 2013 a fim de evitar prisão por corrupção e lavagem de dinheiro. Ele é único condenado no mensalão que ainda não cumpriu pena.
Depois de mais de dois anos em fuga, Henrique Pizzolato desembarcou no Brasil na manhã desta sexta-feira, 23, escoltado por três policiais federais. O ex-diretor de marketing do Banco do Brasil foi condenado por corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro no processo do mensalão e irá cumprir pena de 12 anos e sete meses de prisão.
Pizzolato embarcou de volta para o Brasil no Aeroporto de Malpensa, em Milão, na quinta-feira. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, onde passou pelos procedimentos de registro de entrada no país.
No aeroporto paulista, o ex-diretor do Banco do Brasil embarcou numa aeronave da Polícia Federal com destino a Brasília. Na cidade, ele realizará exame de corpo delito no Instituto Médico Legal. Em seguida, será transferido ao Complexo Penitenciário da Papuda, onde cumprirá a pena.
No fim de 2013, logo após ser condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do processo do mensalão, Pizzolato fugiu para a Itália com o passaporte falso de um irmão morto para evitar ser preso no Brasil.
Ele foi o único dos condenados no processo do mensalão que fugiu e ainda não cumpriu pena. Em fevereiro de 2014, Pizzolato foi preso em Maranello, na Itália,, por porte de documento falso. Ele estava escondido na casa de um sobrinho.
O ex-diretor do Banco do Brasil chegou a ser solto em outubro de 2014 pela Justiça italiana. Em fevereiro deste ano, após recurso apresentado pelo Brasil, a extradição foi autorizada e Pizzolato retornou à prisão. Em 24 de abril, a Justiça italiana confirmou a decisão de extraditá-lo.
Porém, os advogados de Pizzolato recorreram da decisão, alegando que os direitos humanos não são respeitados em presídios brasileiros. Em 6 de outubro, a Corte Europeia de Direitos Humanos rejeitou a última tentativa de recurso e ordenou a extradição.
Fonte: o povo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário