Rádio Líder FM de Acopiara

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Foco em estilo de vida para ganhar o cliente

Mais do que com um bom produto, o comércio passou a se preocupar com a experiência de compra do cliente. O varejo cearense acompanha essa tendência, que é mundial, agregando valor à venda. A estratégia de reinventar o comércio transforma a compra em algo intangível, o consumo é a apropriação de um estilo de vida.
 Adquire-se o produto para reforçar - ou criar - uma identidade. E se a marca transmite uma ideia que gera identificação no cliente, a percepção do valor do produto cresce. Ali, está se vendendo mais do que um acessório, uma roupa, um alimento. O cliente consome o estilo de vida, a experiência presentes nas narrativas criadas pelas empresas.
Toda atenção ao cliente
No caso da Planeta Brinquedo, a identidade da loja gira em torno do slogan “outro mundo, outro planeta”. Para Patrícia Dale Couto, diretora da rede de brinquedos, o mundo da criança tem que ser vivido pela empresa. 

“Nas mãos de uma criança, qualquer objeto vira brincadeira. O mundo dela é diferente, é mágico, e nós temos que entrar nesse mundo”, descreve a empresária. Por isso que, na Planeta Brinquedo, a forma de se comunicar com o pequeno cliente é por meio do lúdico. Os funcionários são caracterizados com roupas coloridas. “Nada é muito convencional, assim como a criança”, diz Patrícia.
Em outro área, no dos supermercados, os Mercadinhos São Luiz trabalham vendendo produtos de outras marcas, mas criaram uma narrativa própria, que fideliza o consumidor. “Disseminamos o costume saudável. Esse é o estilo de vida desejado pelos nossos clientes”, diz Joana Ramalho, diretora comercial e marketing dos Mercadinhos São Luiz.
Para fortalecer essa identidade, a empresa faz pesquisas a cada dois anos, traçando o perfil do seu público alvo. Hoje, 80% da venda do supermercado é identificada pelo programa de fidelidade, o que ajuda a entender os hábitos de consumo dos clientes.
“O São Luiz sempre vendeu produtos diferenciados. Começou com gourmet e depois os saudáveis. Nos voltamos para atender o cliente que não achava com facilidade o que o nutricionista recomendava. Criamos o evento ‘Costume Saudável’ e disseminamos a prática de bons hábitos”, conta.
A advogada Marília Elizabeth Melo, 27 anos, prefere comprar nos Mercadinhos São Luiz justamente pela diversidade de produtos. “Certas marcas só encontro aqui. Fui à nutricionista e só consegui comprar aqui. Além disso, eu me sinto bem com a estrutura das lojas, com a organização”, diz a consumidora, que faz compras na unidade do bairro Cocó ou do Cambeba.
Já quando o assunto é moda, gerar identidade se torna mais essencial, principalmente se a época é de crise. Para se reinventar a marca cearense de surfwear Maresia criou a campanha “Whynot?”, que questiona o público-alvo, o incentivado a fazer tudo diferente, a ousar.
O cliente foi convidado a participar da campanha, nas redes sociais, vestindo Maresia e compartilhando fotos. Para estimular, atletas são patrocinados ou apoiados no “surfe, kite, skate e vôlei de praia”, explica Simoni Guedes, gerente de marca da Maresia.
NÚMERO 
4%
do faturamento é o percentual investido pela Maresia em campanhas que passam ao cliente o estilo de vida da marca, que tem, em seu DNA, o surfe 
Dicas
CONQUISTANDO UM CLIENTE FIEL
1 Hoje, com a internet,o acesso ao produto do concorrente é muito mais fácil. Com isso, as marcas devem apostar no consumidor, gerar benefícios, gerar experiências de compra e de uso do produto
2 Mas, para isso, a empresa deve conhecer quem é o seu público-alvo muito bem. Já no plano de negócios a escolha do nicho ao qual quer atingir ajuda a criar essa identidade
3 Nada disso adianta se o produto não for realmente bom. Isso porque não dá para enganar o consumidor
4 Investir no pós-venda, não apenas na experiência da compra e na atração do cliente até a loja também é essencial.O cliente tem que se fazer lembrado, sentir que ele é importante, único
5 Uma marca precisa entender que ela tem uma grande história e que, mais do que isso, tem coerência com o que quer transmitir e com o que o produto realmente é. Assim, ela será lembrada
6 Certo do nicho, com um bom produto e investindo no todo, o varejistas pode conseguir fazer com que o cliente seja fiel
o povo online

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