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terça-feira, 27 de outubro de 2015

Mais de 70% da população quer mais restrições nas vendas de cigarros

Uma pesquisa da ACT - Aliança de Controle do Tabagismo e realizada pelo Datafolha apontou que 65% da população brasileira é a favor de embalagens padronizadas para carteiras de cigarros. De acordo com o texto, a medida seria para reduzir o apelo ao consumidor. Entretanto, mais de 75% dos entrevistados apontaram que são a favor do aumento de impostos para o produto. A pesquisa, que foi divulgada nesta segunda-feira, 26, também revelou que grande parte das pessoas são adeptas à proibição da exposição do produto em pontos de vendas.
Ao todo, o estudo analisou a opinião de 2.041 pessoas acima dos 16 anos de idade em cerca de 132 municípios em todo o Brasil. De acordo com o instituto de pesquisa nacional, a margem de erro do relatório varia de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
A nova pesquisa deve servir para saber a opinião pública em relação ao consumo de tabaco. Um projeto para tentar driblar a atratividade do produto está sendo analisado no Congresso Nacional como medida de evitar o consumo entre jovens. De acordo com a medida, a intenção é utilizar embalagens padronizadas em que não apresente logotipos e efeitos visuais atrativos.
Medida protetiva
Apesar de inúmeras campanhas alertando os malefícios sobre o consumo do tabaco, muitos ainda são adeptos ao produto. Tendo em vista esta situação, a legislação atual proíbe que propagandas de cigarro sejam veiculadas em meios de comunicação. Entretanto, a medida não é coerente em pontos de vendas, já que os estabelecimentos comerciais permitem a exposição do produto em suas prateleiras.
De acordo com o texto da pesquisa, a exposição do produto faz com que as empresas de tabaco invistam em designs modernos e atrativos para os consumidores. Com isso, o consumo ainda permanece elevado.
Em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, a representante do Instituto Nacional de Câncer - Inca, Tânia Cavalcante, apontou que as embalagens são, atualmente, os principais atrativos para o consumo do produto. "Depois que a propaganda tradicional foi proibida, antes feita com pôsteres e painéis nos pontos de venda, os 'displays' ganharam iluminação neon e as embalagens ficaram mais bonitas, e sempre ao lado de balas e chocolates", afirmou Tânia.
Outros destaques
Conforme o relatório de pesquisa, cerca de um em cada dez brasileiros possuem o hábito de fumar. Dessa maneira, apesar de inúmeras medias de combate ao consumo deste produto, 15% das pessoas em todo o país ainda consomem diariamente o cigarro. No entanto, a situação é melhor do que os últimos registros.
De acordo com uma pesquisa também realizada pelo Datafolha, cerca de 19% da população nacional ainda apresentavam o costume de fumar.
Para os estudiosos, medidas como a proibição do fumo em locais fechados, e aumento de tributos sobre o produto fizeram com que os consumidores caíssem nos últimos anos.

Redação O POVO Online

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