Rádio Líder FM de Acopiara

domingo, 23 de agosto de 2015

Locutores de rua. Animação na porta dos comércios

                               
                                             EDIMAR SOARES
Entre buzinas insistentes e passos apressados, ouve-se um refrão: “Venha almoçar, venha almoçar aqui”. De microfone à mão e gingado no quadril, Edinardo dos Santos, o Garotinho, não desanima com as reações negativas do público. “Uns brigam com a gente, outros criticam, e tem até um evangélico que grita: ‘Fale de Jesus!’”, conta. Apesar de ser um homem de fé, o objetivo dele na correria da rua Senador Pompeu é outro: conquistar clientes. 
“Como eu não tenho essa voz bonita de locutor, eu uso a música”, escapa. Ele é graduado em marketing pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e, desde 2009, trabalha em porta de loja. No último mês, porém, a sua carreira deu um “up”. Enquanto ele cantava sua paródia sobre o restaurante no qual trabalha, o “rap” de Edinardo foi gravado e viralizou na internet. Só na página Memes Fortaleza, o hit já passa das 60 mil visualizações. A música é uma paródia de Seding all my love, sucesso nos anos 1990 da banda Linear.
A vendedora Alice Fernandes passa o dia ouvindo os versos “Pague com cartão ou com ‘tique’-refeição” e gosta da música. “Ele é muito divertido, chama atenção porque é diferenciado”, conta. “Acho interessante porque funciona, as pessoas se interessam”.
A figura nas portas das lojas, porém, está cada vez mais rara. Na última semana, O POVO passeou pelo Centro em busca dos animadores e ouviu relato de frequentadores e vendedores de que a prática tem perdido espaço para gravações e caixas de som com música. “Tem mais nos finais de semana agora”, afirma Lusiana Cavalcante, técnica de enfermagem, que passa pelo Centro todos os dias. Para ela, porém, o locutor é importante para o comércio de rua. “Às vezes você está até distraída e escuta um locutor e, de repente, é alguma coisa que lhe interessa”, confirma.
“É um nicho de mercado que ainda vai ser valorizado um dia”, projeta Edinardo. Enquanto o mercado se restringe, o locutor segue apostando na criatividade que já é sucesso, seja debaixo do sol quente ou na web.


o povo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário