Rádio Líder FM de Acopiara

sábado, 29 de agosto de 2015

Em busca da refinaria: Camilo e Balhmann embarcam para China

O governador Camilo Santana (PT) e o Secretário de Assuntos Internacionais do Governo do Estado, Antonio Balhmann, embarcam, neste sábado (29/08), às 17 horas, com destino à China, onde participam, com uma comitiva brasileira, das comemorações do fim dos 70 anos da Segunda Guerra Mundial e de uma agenda oficial com grupos chineses interessados em investir no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Um dos empreendimentos seria a refinaria. Antes da chegada à China, Camilo e Balmann passam pela Turquia.
O Governo do Estado vem tratando com discrição sobre as negociações para atrair investidores dispostos a construir uma refinaria no Pecém. A discrição foi adotada para evitar estardalhaços e falsas expectativas alimentadas pelos Governos Federal e Estadual em torno da implantação da refinaria da Petrobras. O ciclo de crises e as denúncias de corrupção fizeram a Petrobras cancelar as refinarias no Ceará e no Maranhão.
Desde o cancelamento oficial da refinaria da Petrobras, o Governo do Estado caiu em campo para abrir as portas do Pecém para investidores privados. Um dos canais de negociações é com grupos chineses que planejam investir no Brasil. Possíveis articulações com ingleses não prosperam, nem ganharam crédito dentro do Governo do Estado. O atual Secretário de Assuntos Internacionais, Antonio Balhmann, é o principal responsável pela abertura de conversações com os chineses.
Balhmann adotou, também, a linha do silêncio e da discrição e nada fala sobre o andamento de negociações com os chineses. ”Antes mesmo de assumir a Secretaria de Assuntos Internacionais, ele, Balhmann, já vinha conversando com investidores que tem condições de construir uma refinaria no Pecém. Há um clima de otimismo com essas negociações, mas antes de tudo, o Governo do Estado trabalha com os pés no chão”, disse ao Jornal Grande Porto, um dos integrantes da base de apoio à administração estadual na Assembleia Legislativa mais próximos ao Palácio da Abolição.
PETROBRAS
A discrição do Governo do Estado é mantida na agenda de possíveis negociações sobre a refinaria. Durante o início desta semana, o Grande Porto apurou que, na última segunda-feira, o governador Camilo Santana e o secretário Antonio Balhamann estiveram, no Rio de Janeiro, em reuniões com dirigentes da Petrobras e do BNDES tratando, também, sobre financiamentos para novos empreendimentos no Ceará. Um desses empreendimentos é a refinaria. Os chineses querem uma parceria com a Petrobras, que tem interesse na compra da gasolina e do diesel a serem refinados em uma refinaria construída no Pecém.
 Redação do Jornal Grande Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário