Rádio Líder FM de Acopiara

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Crise leva 1 milhão a trabalhar por conta própria
                          Brasil perdeu 971 mil empregos com carteira de trabalho assinada no mesmo período / Shutterstock
Sem encontrar vagas no mercado de trabalho, mais brasileiros estão recorrendo a bicos ou criando seu próprio negócio. No segundo trimestre, o número de pessoas que trabalham por conta própria cresceu 4,7%, um acréscimo de 989 mil pessoas, sobre o mesmo período do ano passado. Agora, são 22 milhões de pessoas nessa situação. 

Segundo pesquisa divulgada ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Brasil perdeu 971 mil empregos com carteira de trabalho assinada no mesmo período. O número de trabalhadores formais caiu 2,6% em um ano. 

Com o forte crescimento da população em busca de uma colocação, a taxa de desemprego no Brasil atingiu 8,3% no segundo trimestre deste ano, maior patamar da série histórica do IBGE, iniciada em 2012. 

No trimestre encerrado em junho, a população desocupada – de 8,4 milhões de pessoas – cresceu 5,3% frente ao trimestre imediatamente anterior. Na comparação com igual período de 2014, o salto foi de 23,5%. 

Nos três meses até maio, a taxa de desemprego tinha ficado em 8,1%. No primeiro trimestre, ela foi de 7,9%. 

“Há pressão forte sobre o mercado de trabalho, que é reflexo do cenário econômico”, afirmou o coordenador de trabalho e rendimento do IBGE, Cimar Azevedo. 

A renda média real habitual recuou 0,5% no segundo trimestre na comparação com um ano antes, a R$ 1.882.
band uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário