Rádio Líder FM de Acopiara

sábado, 16 de abril de 2016

Cobra que se alimentava de cabras de um sítio é capturada por morador no Ceará

A cobra foi capturada e será devolvida ao seu habitat, na Floresta Nacional do Araripe. (FOTO: Reprodução/José Itamar)
José Itamar, 56 anos, proprietário do Sítio Serra Velha, no município de Salitre – a 450 quilômetros de Fortaleza– , estava preocupado com o sumiço das cabras que criava. Ao contrário do que o homem acreditava, não era um ladrão que roubava seus animais, mas uma cobra.
A jiboia de quatro metros que estava se alimentando dos animais de criação foi capturada por José, após engolir uma cabra. Sem saber o que fazer, o homem ligou para a Rádio Cidade AM de Campos Sales e pediu ajuda ao radialista Dan Oliveira. “O José Itamar ligou e falamos fora do ar. Ele explicou a situação, disse que tinha capturado a cobra, que não queria matá-la, mas que precisava que ela fosse retirada do sítio para evitar prejuízos”, conta Dan.
O radialista entrou em contato com a Polícia Ambiental de Juazeiro do Norte, que atendeu o chamado e foi até a propriedade retirar o animal. O policial Rodrigo Barbosa explica que o animal vai ser devolvido ao seu habitat natural ainda nesta sexta-feira (15). “O proprietário relatou que o réptil estava se alimentando de uma criação de caprino, que o mesmo possui, sendo que esta manhã flagrou o réptil devorando uma de suas cabras. A cobra foi capturada e será devolvida ao seu habitat, na Floresta Nacional do Araripe”, destaca.
O chefe do escritório regional do Ibama em Iguatu, Fábio Bandeira, explica que apesar do tamanho – que pode a princípio assustar -, a cobra não oferecia nenhum risco aos humanos que entraram em contato com ela. “Se trata de um animal que não é venenoso, que só caça quando sente fome. Esse tipo de cobra não tem o instinto de atacar só por atacar e agora ela só vai caçar outro animal quando estiver novamente com fome”, explica.
Segundo Fábio, existem duas possíveis causas para a proximidade do animal com os seres humanos, as desmatamento e as chuvas. “As pessoas costumam achar que o animal está invadindo sua área, mas é o contrário. Os seres humanos que estão invadindo cada vez mais as florestas, habitat desses animais. Acontece, também, de cobras desse porte aparecerem quando há grandes chuvas que acabam fazendo com que esses animais que vivem em cima da serra, desçam para regiões mais baixas”, aponta.
Contraponto
O biólogo e apresentador do programa Zoa da TV Jangadeiro, Hugo Fernandes-Ferreira, afirma que a possibilidade da cobra capturada por José Itamar ter quatro metros é remota. Segundo o especialista, jiboias costumam ter em média dois metros de comprimento, podendo, em casos raros, chegar a três metros e meio.
“Uma cobra de três metros não consegue comer jamais uma cabra adulta. Mesmo comer um filhote seria difícil para esse animal. Uma jiboia grande, de um metro e 80 centímetros só consegue comer mamíferos de pequeno e médio porte como gatos, cutias ou um cachorro. Mas uma cabra seria impossível”, explica.
Hugo aponta que possivelmente o fazendeiro esteja perdendo suas cabras para um animal como a onça vermelha. “O fazendeiro pode estar atribuindo o problema para a cobra que ele viu na mata, mas ele pode estar perdendo sua criação para uma onça vermelha, mesmo que não seja comum vê-las por estarem em perigo de extinção, ou para um grupo de cachorros domésticos em estado selvagem. Mas, se esse fosse o caso, as cabras não sumiriam”, aponta.
Confira o vídeo da captura do réptil: 
tribuna do ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário