Rádio Líder FM de Acopiara

domingo, 29 de novembro de 2015

Brasileiros consideram que corrupção é o principal problema do País

contra a corrupcao
Pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 em todo o país, revela que 34% dos eleitores colocam a corrupção como o principal problema do Brasil na atualidade. Saúde, com 16%; desemprego, com 10%, educação e violência, ambos os temas com 8% dão a sequência do ranking. A economia foi citada por 5% dos entrevistados.
A principal preocupação dos brasileiros é pesquisada pelo desde 1996, ainda durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso na Presidência. Durante todo o período tucano (até 2002), o tema líder no ranking de principais problemas foi o desemprego, com o recorde de 53% no fim de 1999. Em algumas rodadas, fome/miséria apareceu em segundo lugar na lista de preocupações, assunto citado por apenas 1% atualmente.
Desemprego continuou reinando no ranking até o fim do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. O segundo mandato de Lula começou com um substancial aumento da preocupação com violência/segurança, assunto líder em todas as pesquisas de 2007. De 2008 até junho deste ano foi o período dominado pela saúde.
Sob Lula e FHC, corrupção nunca foi apontado como o principal problema do país por mais de 9% do eleitorado. O tema começou a ganhar força em junho de 2013, primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, mês de enormes protestos de rua pelo país com pautas variadas, da tarifa do transporte à violência policial. Naquele momento, a corrupção foi citada como maior problema por 11%, recorde na série histórica do Datafolha até então. Nas três pesquisas anteriores de 2015, ficou sempre acima de 20%. O Datafolha ouviu 3.541 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
Com informações da Folha de S. Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário