Rádio Líder FM de Acopiara

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

1ª parcela do 13º é paga hoje; confira dicas para usar bem o dinheiro

O 13º salário já deve estar na conta dos trabalhadores. Hoje, é o último dia que os empregadores têm para depositá-lo. Nunca é demais ratificar um plano já traçado ou definir os objetivos de uso da esperada remuneração extra. Portanto, atenção às dicas de especialistas ouvidos pelo O POVO para usar bem o dinheiro no final de ano.
A primeira atitude frente ao 13º é separar, pelo menos, 30% para ajustar ou reduzir dívidas, com a preferência para as de maiores juros, como o cheque especial e o cartão de crédito. Este é um bom momento para rever os gastos.
Importante ressaltar que não é um problema ter dívidas. Pelo contrário, pode fazer parte de uma estratégia de pagamento de contas, de acordo com a remuneração, conforme ressalta o mestre em economia Ricardo Coimbra.
“Endividamento não é inadimplência. Endividamento é compra de longo prazo, como um apartamento, um carro ou mesmo uma compra mais barata no varejo. Inadimplência é não honrar com os compromissos financeiros, ou seja, não pagar as dívidas. Isso é o que não é indicado”, explica Coimbra.
Planejar o início de 2016 não é nada mau. Isso porque o brasileiro vem de um período de economia recessiva e vai continuar nesta situação, conforme analistas financeiros e de mercado de trabalho. Então, 40% do 13º pode ser razoável para aqueles compromissos do começo do ano: IPTU, IPVA, Seguro do carro, material escolar e matrículas, por exemplo.
Coimbra estima que as mensalidades devem subir de 13% a 15% para o próximo ano – só a inflação deve impactar quase 10% nesta conta. Mas, calma, que não só de pagar dívidas e tributos vive o homem. Entre os pequenos prazeres da vida está comprar um presentinho, seja para um familiar, amigo ou mesmo para si.
Usar aproximadamente 30% do 13º salário para consumir não é pecado. O economista e diretor-geral da Valorize Consultoria Empresarial, José Maria Porto, ressalta que grande parte dos brasileiros vive de salário. Com exceção dos que recebem hora extra e dos que tem participação dos lucros, é a chance do ano de ter uma renda extra. Para ele, dá para organizar as contas e fazer umas compras também.
Mas alerta para cautela. “O ano ainda será de tributação apertada, inflação e juros mais altos e desemprego. Segurar as pontas é importante. É uma oportunidade de mudar de comportamento”, ratifica o especialista. E complementa: “realizar sonhos também é importante. Não exagerar com presentes de preço unitário elevado”, ressalta.
Investir
Manter o controle é unanimidade entre os três economistas ouvidos pelo O POVO. Eldair Melo sugere também pagar dívidas, planejar 2016, mas também aplicar uma parte do salário extra. “É um momento decisivo para ter um próximo ano com maior tranquilidade. O assalariado pode, também, investir uma parte em títulos do Tesouro Direito, com rendimento atrelado a Selic (taxa básica de juros)”, que está em 14,25% ao ano.

o povo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário