Rádio Líder FM de Acopiara

sábado, 16 de maio de 2015

Árvore é cortada para festa do pau da bandeira


Image-0-Artigo-1854920-1
Dezenas de carregadores acompanham desde o corte da árvore até que o tronco seja levado à "cama do pau", no Sítio Roncador
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Barbalha. Um angico com cerca de 23 metros de altura e pelo menos três toneladas será o grande desafio para os carregadores do pau da bandeira de Santo Antônio daqui a 15 dias, com a abertura da festa do padroeiro de Barbalha. Ontem, aconteceu um dia de celebração com o corte do tronco da árvore no sítio Flores, no Município, a 13 quilômetros da sede. Centenas de pessoas acompanharam o início do ritual na mata.
São dezenas de carregadores do pau da bandeira que seguem a tradição todos os anos, de acompanhar desde o corte, até que o tronco seja levado à "cama do pau", no Sítio Roncador. Somente próximo ao dia da festa, será encaminhado para a localidade de Malhada, a seis quilômetros da sede, para ser carregado pelos fiéis de Santo Antônio.
Um misto de fé, coragem e amor à tradição invade os participantes da importante tarefa de retirar da mata um dos principais símbolos da festa de Santo Antônio. O primeiro pau da bandeira foi cortado em 1928 e já contou com diversos capitães, o líder que impulsiona e organiza todo o processo, até o dia do mastro ser fincado à frente da Igreja Matriz, em Barbalha.
Há 15 dias, ainda não se sabia qual seria a árvore a ser retirada da mata para dar seguimento à tradição. Entre uma rama branca, jatobá, pau d'óleo, inharé e um pau d'arco, o pé de angico passou a ser o mais visado, mas faltava o aval dos técnicos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), que todos os anos acompanham o processo.
Segundo o capitão do pau da bandeira, Rildo Teles, a escolha dessa árvore se deu há três anos. O angico vem sendo visado para o corte por seguir os critérios de inserção no cortejo, por ser retilínea, forte e dar o tom do sacrifício necessário para os carregadores cumprirem o ritual de fé. Neste contexto, também se inclui o aspecto profano da festa, com a "cachaça do vigário" que auxilia os homens a suportar o cansaço e o peso do tronco.
O secretário de Cultura de Barbalha, Antônio de Luna, afirma que o corte marca o início da festa que reúne a fé, cultura e tradição ao mesmo tempo e faz com que o Município congregue a mais forte tradição relacionada ao cortejo do pau da bandeira do Brasil. "É um momento único, que já mobiliza as pessoas num só objetivo de comemorar esse grande acontecimento", diz ele. Na próxima segunda-feira, será iniciada a decoração das principais ruas barbalhenses. A festa de Barbalha também é o marco de abertura das festividades juninas do Cariri.
Patrimônio cultural
Com a perspectiva de obter o registro de patrimônio da cultura brasileira no segundo semestre deste ano, o secretário de Cultura afirma que está providenciado os últimos procedimentos burocráticos para o fechamento do dossiê, que será encaminhado pelo Instituo do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Ceará, e ao Conselho Consultivo, em Brasília.
O cortejo chama a atenção de pessoas das diversas cidades da região, que se vão até o local ou até mesmo ficam à beira da estrada, na entrada da mata, onde o tronco aparecerá somente no começo da tarde. A população também aproveita para retirar uma lasquinha da árvore. As pessoas vendem durante a festa, fazem o chá da casca do tronco. Além dos 13 quilômetros percorridos até o sítio Flores, são mais 2 Km percorridos mata adentro em busca da árvore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário