Rádio Líder FM de Acopiara

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Moody's rebaixa nota de risco do Brasil

Decisão foi tomada diante da desaceleração da economia e da atual crise política / REUTERS/Mike Segar
A Moody's rebaixou a nota de risco do Brasil nesta quarta-feira. Desta forma, o país perde o último “selo de bom pagador” das três maiores agências internacionais.

A nota do Brasil na Moody's passou de BAA3 para BA2, com perspectiva negativa, o que indica possibilidade de nova revisão negativa. A decisão foi tomada diante da desaceleração da economia e da atual crise política. 

Segundo a agência, o país corre o risco de ver a dívida bruta da União chegar a 80% do PIB em três anos. 
"Os acontecimentos macroeconômico e fiscal nos próximos anos devem produzir um perfil de crédito significativamente mais fraco. A dinâmica do crescimento vai permanecer fraca nos próximos anos aumentando a pressão sobre a política fiscal", disse a Moody's em comunicado

Standard & Poor's e a Fitch já haviam retirado o grau de investimento do Brasil no ano passado, sendo que a S&P voltou a cortar o rating do Brasil em fevereiro, afastando o país ainda mais do selo de bom pagador.

Governo se manifesta
O Ministério da Fazenda diz esperar que o rebaixamento da nota do Brasil seja "temporário", diante do esforço do governo para reverter o quadro econômico do país por meio de medidas de redução e racionalização dos gastos públicos nas três esferas.

Em nota, a pasta avaliou como coerente a decisão da Moody's diante dos indicativos apresentados na avaliação feita no ano passado. No texto, o Ministério da Fazenda diz ainda que a alteração não influencia o comprometimento do governo em continuar com a política de ajuste fiscal.

band uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário