Rádio Líder FM de Acopiara

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

De volta ao mata-mata da Liga dos Campeões, PSV tem forte relação com o Brasil

Ronaldo se tornou ídolo no PSV mesmo sem ter conquistado a liga holandesa - Reprodução/Twitter
Depois de nove anos, o PSV, tradicional clube da Holanda, está novamente disputando uma fase final de Champions League. A última participação na etapa decisiva foi em 2007, quando a equipe foi eliminada pelo Liverpool nas quartas de final.

O time de Eindhoven, pequena cidade localizada na província de Brabante do Norte que possui 216 mil habitantes, tem uma relação antiga com as competições europeias. O primeiro título continental veio em 1977/1978, quando os comandados de Kees Rijvers venceram a Taça da Uefa ao baterem o Bastia-FRA por 3 a 0 na decisão. Dez anos depois, o PSV conquistou a sua única Liga dos Campeões ao vencer o Benfica em disputa de pênaltis. Os principais destaques do principal título da história do clube foram o zagueiro Ronald Koeman, que também brilhou na seleção holandesa, e o técnico Guus Hiddink, atual treinador do Chelsea.

Ligação com o Brasil

Após conquistar a Europa, foi o próprio Hiddink que iniciou as relações entre Brasil e PSV. Em 1988, o treinador foi até o Rio de Janeiro para negociar com Romário, revelação do Vasco. O atacante desembarcou na Holanda Após as Olimpíadas de Seul, onde foi um dos destaques da campanha brasileira que rendeu uma medalha de prata. Com a camisa do clube de Eindhoven, Romário foi artilheiro de três campeonatos nacionais e duas edições da Liga dos Campeões. Em cinco temporadas, o brasileiro conquistou três campeonatos holandeses e duas copas da Holanda. O atacante saiu em 1993 para viver o auge da carreira no Barcelona e se despediu do PSV com 174 gols marcados e status de ídolo.

Em 1994, veio a segunda grande aposta brasileira. Ronaldo foi contratado junto ao Cruzeiro e chegou após a Copa do Mundo de 1994. O atacante foi um dos convocados de Carlos Alberto Parreira e fez parte do grupo na campanha do tetracampeonato mundial, mas não entrou em campo naquela oportunidade. Com a camisa do PSV, Ronaldo marcou 54 gols em duas temporadas, conquistando uma copa da Holanda e sendo artilheiro em uma edição da Eredivisie, como é conhecida a liga holandesa. O bom desempenho também chamou a atenção do Barcelona, que levou o craque para o Camp Nou em 1996.

Na mesma época, o clube também contratou o volante Vampeta, revelação do Vitória. Na Holanda, o jogador não teve espaço por conta do limite de estrangeiros imposto pela Federação Holandesa. Após ser empresado para Fluminense e VVV-Venlo, Vampeta teve algumas oportunidades no PSV como lateral-direito. As boas atuações e a escolha como melhor jogador da posição no campeonato nacional chamaram a atenção de Vanderlei Luxemburgo, que levou o jogador para o Corinthians.

Em 1996, Marcelo Ramos foi o brasileiro escolhido para resolver o problema no ataque do PSV. Sem destaque, o jogador passou apenas um ano no clube, retornando ao Cruzeiro em 1997.

Os brasileiros só voltaram a se destacar em Eindhoven na temporada 2004/2005, quando Guus Hiddink retornou ao clube. O zagueiro Alex, campeão brasileiro em 2002 pelo Santos e o goleiro Gomes, um dos principais nomes da tríplice coroa conquistada pelo Cruzeiro, chegaram para reforçar a defesa do PSV. A dupla conquistou a Eredivisie nas três temporadas em que permaneceu no clube, somando também boas campanhas na Champions League. A melhor delas foi na primeira temporada, em que o clube foi eliminado apenas nas semifinais pelo Milan. Na fase anterior, Gomes foi o destaque da equipe holandesa ao garantir a classificação na disputa de pênaltis com o Lyon, maior potência da França na época.

Gomes e Alex estiveram presentes na última boa participação do PSV na Liga dos Campeões, em 2006/2007. A equipe, que contava com Phillip Cocu como capitão, Ibrahim Afellay e Jefferson Farfán, conquistou uma vaga nas quartas de final após superar o Arsenal de Thierry Henry. Após uma vitória por 1 a 0 do time da casa na Philips Arena, Alex marcou o gol do empate por 1 a 1 na segunda partida, garantindo a classificação holandesa em Londres.

Mudança na camisa

O clube, fundado por funcionários da multinacional holandesa Philips em 1913, manteve ligação direta com a empresa nos últimos 34 anos. Mas, na próxima temporada, o “Philips Sport Vereniging”, traduzido como Associação Esportiva da Philips, sofrerá uma mudança significativa.

A Philips, que patrocina a camisa da equipe de Eindhoven desde 1982, ano em que as marcas foram permitidas nas camisas dos clubes holandeses, deixará de ser o anunciante principal na próxima temporada.

Para não perder a relação histórica com a equipe, a empresa decidiu migrar para a manga do uniforme, assinando um contrato em que pagará 22 milhões de euros (R$ 95 milhões) em dez anos. Com isso, o PSV busca aumentar as receitas da equipe com um novo anunciante principal em 2016/2017. Encerrado o patrocínio máster de maior período no futebol, será a primeira alteração da marca estampado no uniforme na história do clube. O Phillips Stadion, estádio da equipe, continuará com o mesmo nome.

Elenco atual

Líder da Eredivisie com 59 pontos, o PSV, que ficou sem o título holandês por seis temporadas, busca agora o bicampeonato. Nesta edição da Liga dos Campeões, o clube mostrou sua força ao se classificar na segunda colocação do grupo B, eliminando Manchester United e CSKA Moscou da disputa.

Dentro de campo, a equipe se destaca por apresentar jogadores de muita velocidade. O uruguaio Gastón Pereiro e o belga Maxime Lestienne chamam a atenção atuando pelas pontas no setor ofensivo. Na armação, o holandês Davy Pröpper, que já marcou 9 gols nesta temporada, e Marco van Ginkel, que pertence ao Chelsea, também fazem boas apresentações pela equipe de Eindhoven. Luuk de Jong, referência do ataque, já marcou 17 gols nesta temporada, chegando à artilharia do campeonato holandês. Na defesa, o holandês Jeffrey Bruma, também com passagem pelo Chelsea, faz boa temporada. O elenco atual não conta com brasileiros.

No banco de reservas, um nome bem conhecido. Phillip Cocu, capitão da equipe na campanha de 2006/2007, é o técnico da equipe desde 2013. Cinco vezes campeão holandês pelo clube (quatro como jogador e uma como treinador), Cocu busca seu primeiro título na Liga dos Campeões. Nem quando passou pelo Barcelona, entre 1998 e 2004, o volante conquistou o torneio continental.

O clube da pequena Eindhoven, que tem um carinho especial pelo Brasil, volta a se concentrar na busca pela segunda Liga dos Campeões de sua história. Nesta quarta-feira, o PSV enfrenta o Atlético de Madrid no Philips Stadion. Você acompanha a partida ao vivo na Band à partir das 16h15. O jogo de volta das oitavas de final acontece em 15 de março no estádio Vicente Calderón.

band uol

Nenhum comentário:

Postar um comentário