Rádio Líder FM de Acopiara

domingo, 20 de dezembro de 2015

Contra a crise. Aposta é em expansão

Inflação fechando 2015 em 10,71%; dólar em alta; recessão decretada e uma crise política que parece não ter fim. O cenário não poderia ser mais desanimador. Mesmo assim, muitas empresas no Ceará decidiram remar contra esta maré e apostaram na expansão dos negócios como uma das estratégias para se sobressair neste contexto de incertezas.
O grupo cearense Jacaúna, por exemplo, abriu em novembro mais uma loja, desta vez, na avenida Bezerra de Menezes, no bairro de São Gerardo. É a quinta só em Fortaleza e a maior delas no Estado, com mais de 2.200 metros quadrados, com foco na venda de móveis e decoração. E este não foi o único investimento do grupo em 2015. Há dois meses, outra loja do grupo, a Decomadeiras, especializada na venda de lustres e luminárias, foi inaugurada também na Bezerra de Menezes.
“A gente não pode se abater, se a gente ficar o tempo todo só focando nas notícias ruins, ninguém faz mais nada. É preciso olhar para frente”, afirmou a diretora da Jacaúna Decorações, Riana Aguiar.
Com as novas inaugurações, a empresa que está há 40 anos no mercado, alcança a marca de 36 lojas em 18 estados. Isso sem falar que o grupo já é autossuficiente na fabricação, escoamento e comercialização dos produtos.
Mas não se engane. Investir quando todo mundo está com o pé no freio, não é uma decisão fácil, muito menos de impulso. Riana explica que este é um movimento calculado que leva consideração, dentre outras variáveis, o posicionamento da marca no mercado, reavaliação de procedimentos internos, enxugamento de custos e uma política de tornar os produtos mais acessíveis ao bolso do consumidor.
“Não está sendo fácil para ninguém. Fizemos alguns cortes, reduzimos margem de lucro, focamos em ações de marketing, baixamos preço de produtos, tem todo um trabalho comercial muito forte para conseguir driblar 2015”, afirmou.
Ela não revela os números, mas assegura que estratégia vem se mostrando acertada na crise, já que o faturamento vem crescendo mês a mês. “Nós temos crescido mês a mês. Às vezes, alguma praça cai, mas compensa com as outras. A grande maioria tem tido um resultado positivo no panorama que estamos vivendo atualmente. Não é o melhor dos mundos, não está fácil, mas estamos trabalhando para melhorar”, afirmou.
Para 2016, ela explica que estão previstas a inauguração de uma loja maior em Juazeiro do Norte, no Ceará, que deve absorver a outra já existente; a reforma de loja em São Luís (MA) e a prospecção de uma em Miami (EUA). “A gente está trabalhando para crise não nos pegar”, afirmou.
A confiança de que a crise, apesar de muito grave, vai passar é o que também vem mobilizando João Carlos Paes Mendonça, presidente do grupo JCPM.
“O importante é a oportunidade que gera, porque crises existem, mas crises passam. E aquele que se antecipar, terá mais chances. O importante é que cada um avalie as suas condições, mas posso dizer que nós fomos até hoje felizes quando estamos em crise”, contou.
Ele vai inaugurar no dia 29 de outubro de 2016 o seu segundo shopping em Fortaleza. O empreendimento localizado no bairro Presidente Kennedy, ums região ainda majoritariamente residencial, tem um investimento estimado em R$ 500 milhões.
As obras, apesar do cenário de retração, seguiram em ritmo acelerado. Hoje estão 76% concluídas e metade das 220 lojas previstas para primeira etapa já comercializadas. Ao lado do shopping, o grupo também está erguendo uma torre comercial com 225 salas, com previsão de entrega para 2017. Um investimento de mais R$ 56 milhões.
João Carlos defende que é necessário trabalhar com ainda mais empenho para inovar e superar o momento desfavorável. 

Como se destacar na crise
1. O que faz a diferença na crise é a capacidade de antever cenários. Por isso, é importante conhecer bem o mercado, seu público e a própria empresa. Com base nesta premissa é possível traçar as melhores estratégias para sua empresa.

2. Antes de partir para grandes investimentos em expansão é importante ajustar a estrutura interna da empresa. Se a empresa estiver bem estruturada, poderá ter mais vantagens competitivas nesta nova etapa.

3. Faça investimento naquilo que é mais confiável. Não é o momento de arriscar alto em algo em que não se conhece com propriedade as regras do jogo.

4. Tome cuidado com endividamento. É importante fazer com que a gestão de capital não dependa tanto de endividamento de capital de curto prazo, que estão com juros muito altos, acreditando somente no futuro.

o povo online

Nenhum comentário:

Postar um comentário