A última vez que a seleção brasileira disputou uma partida de Eliminatória para Copa do Mundo foi há seis anos. Comandado pelo mesmo Dunga de hoje, o Brasil encerrava em outubro de 2009 a qualificatória para o Mundial do ano seguinte, na África do Sul.
Ausente da disputa para 2014 por ser a sede do Mundial, a Seleção volta hoje a rodar a América do Sul em busca de uma vaga na Copa da Rússia, em 2018.
O jogo contra o Chile em Santiago, às 20h30min (horário de Brasília), é também um recomeço para a camisa amarela.
O caminho que o Brasil tem de percorrer nas Eliminatórias é longo.
O duelo contra o Chile é apenas o primeiro de 18 jogos que a amarelinha faz até outubro de 2017, quando os classificados serão conhecidos.
Esse trajeto passa ainda por Fortaleza, onde a seleção brasileira enfrenta, no próximo dia 13, às 22 horas, a Venezuela, no Castelão, pela 2ª rodada do torneio.
Antes de desembarcar em solo cearense, porém, o time de Dunga pega um Chile motivado pela melhor fase de sua história. Atuais campeões da Copa América, os chilenos querem fazer valer a boa fase e os 50 mil torcedores no estádio Nacional para estrear com três pontos nas Eliminatórias.
No entanto, as principais estrelas da seleção podem ficar de fora da partida. Com dores no joelho direito, o meia Arturo Vidal é praticamente carta fora do baralho.
Já Alexis Sánchez faz tratamento de uma contusão na virilha e tem mais chances de jogar. Caso entre em campo, o atacante do Arsenal pode desequilibrar a partida.
De quebra, o principal nome do time brasileiro está fora do jogo de hoje. Neymar não participa das duas primeiras rodadas das Eliminatórias porque ainda cumpre suspensão de quatro jogos recebida durante a Copa América.
Assim, o recomeço da Seleção está nos pés dos coadjuvantes. Em boa fase no Bayern de Munique, Douglas Costa desponta como principal esperança de estreia com vitória brasileira.
FREGUESIA
Em favor da seleção brasileira pesa o retrospecto. A última derrota do Brasil para o Chile ocorreu no distante ano 2000. De lá para cá, foram 14 jogos, com 11 vitórias da amarelinha e três empates.
O Brasil ainda eliminou o Chile nas oitavas de final da última Copa em uma dramática disputa por pênaltis. O último encontro entre as seleções foi em março deste ano, com vitória brasileira por 1 a 0.
o povo online
Nenhum comentário:
Postar um comentário