A adolescente americana Hannah Herbst desenvolveu um mecanismo, que custa cerca de 10 doláres, capaz de transformar o movimento das ondas do mar em energia para mover um dessalinizador, que torna a água do oceano em água potável.
O mecanismo desenvolvido por Hannah, de 14 anos, venceu um concurso de inovação e vai ajudar a transformar de forma sustentável a realidade de várias pessoas que sofrem com a escassez de água potável pelo mundo.
A invenção da jovem cientista é feita em uma impressora 3D. O mecanismo consiste em um propulsor, acoplado a um gerador hidroelétrico, que converte a energia do movimento das ondas do mar em eletricidade capaz de mover um dessalinizador. O mais interessante de tudo é que o baixo custo abre caminho para que o mecanismo seja aperfeiçoado e até trabalhado para funcionar em grande escala.
A ideia de criar o mecanismo surgiu quando Hannah se correspondia por cartas com uma menina de 9 anos da Etiópia. Hannah soube que a água potável e energia não são recursos tão acessíveis na região e se sensibilizou com a história da garotinha e decidiu criar algo para facilitar o acesso das pessoas a tudo isso.
Confira o vídeo de como funciona o mecanismo:
o povo online
Nenhum comentário:
Postar um comentário