Brasil ocupa 60º lugar em ranking mundial de educação
Divulgado nesta quarta-feira (13) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) o maior ranking mudial de educação trouxe o Brasil na 60ª posição. O topo ficou para os países asiáticos: Cingapura em primeiro lugar, seguida por Hong Kong - região administrativa especial da China - e logo depois pela Coreia do Sul.
Para estabelecer os resultados, testes de matemática e ciências foram aplicados nesses países. O TERCE (Terceiro Estudo Regional Comparativo e Explicativo), foi aplicado em países da América latina, assim como o TIMSS(Trends in International Mathematics and Science Study) foi aplicado nos Estados Unidos. Estudos como o PISA também foram realizados. O relatório ainda aponta que os índices de educação podem sinalizar futuros ganhos econômicos para um país.
“Esta é a primeira vez que temos uma escala verdadeiramente global sobre a qualidade da educação. A ideia é dar a mais países, ricos e pobres, a possibilidade de comparar a si mesmos com os líderes mundiais em educação para descobrir seus pontos fracos e fortes e ver o ganhos econômicos a longo prazo gerados pela melhoria da qualidade da educação”, afirmou Andreas Schleicher, diretor educacional da OCDE.
Durante o Fórum Mundial da Educação, que deve acontecer na próxima semana na Coreia do Sul, o ranking será apresentado oficialmente. No encontro, os líderes mundiais irão traçar novas metas para a área. Os últimos objetivos foram estabelecidos há 15 anos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário