Em dezembro, é comum perceber uma infinidade de luzes e enfeites natalinos ao passear pelas ruas da Cidade. Essa ambientação, além de sinalizar o desfecho do ano, pode ser usada para atrair a atenção de possíveis clientes, no caso de uma empresa, ou simplesmente para dar um visual novo para o lugar.
Com tanta decoração do tipo espalhada pelos mais diversos estabelecimentos, há de se pensar que existe um mercado especializado em prover esse tipo de produto. No Ceará, pode-se encontrar não apenas empresas focadas no ramo, mas também aquelas que nasceram e se criaram por essas terras.
A Super Festa Decorações, por exemplo, é uma das pioneiras no ramo da decoração natalina em Fortaleza. Apesar de a empresa formalmente existir desde 1988, Ivan Lima, proprietário, já, em 1974, fazia esse tipo de serviço.
Com um investimento inicial de R$ 55 mil, começou decorando festas infantis. Algum tempo depois, porém, passou a se especializar em decoração de eventos sociais e, por fim, chegaram aos serviços para shoppings e eventos corporativos, com destaque aos enfeites de Natal.
Ivan conta que, apesar de a empresa ter foco na decoração natalina, há também outras demandas ao longo do ano, como Páscoa e Carnaval. É diferente do caso da Decore Festas Exclusivas, cujo foco é praticamente exclusivo ao Natal, passando a primeira metade do ano preparando equipamentos, temas e ideias para a temporada.
“É a mesma dinâmica de uma escola de samba. Natal passa agora, em Janeiro já começa a fazer pesquisa e restaurar material”, explica Alyne Soares Albuquerque, proprietária da Decore Festas. Ela diz que o diferencial da companhia é dar menos atenção às luzes e focar em cenários e outros elementos que podem ser aproveitados não só no período da noite, mas também durante o dia.
Além disso, o fato de que o material é alugado também conta como um ponto positivo: “As pessoas não querem guardar as peças por um ano, então a gente assume a responsabilidade de manter esse material”, esclarece a empresária.
Alyne considera que a demanda para esse tipo de serviço, em Fortaleza, é grande. Em 2015, fechou negócio com o Alphaville Porto das Dunas e até fora do Estado, no Teresina Shopping. A expansão para outras terras, no entanto, não é exclusividade da Decore Festas Exclusivas. Ivan também já decorou estabelecimentos no Piauí e no Maranhão.
Dificuldades
Apesar do mercado receptivo de Fortaleza, nem tudo é um mar de rosas. Ivan diz que a valorização do trabalho nesse ramo é baixa. Além disso, a empresa atua sem incentivos por parte do poder público ou de bancos e os impostos pesam nas finanças.
No entanto, a Super Festa continua com demanda considerável, tendo fechado este ano com o Shopping Pátio Dom Luís e o Shopping Center Um, além de condomínios e empresas. Foi feito também um convite pelo Shopping RioMar, mas a parceria não pôde ser fechada.
No caso da Decore Festas Exclusivas, Alyne aponta que um grande problema nesse mercado é a cultura de deixar tudo para a última hora. Muitas empresas, relata, só estabelecem contato quando já não é mais possível planejar e executar o projeto. Além disso, existe também uma carência de materiais apropriados para esse trabalho em Fortaleza.
o povo online
Nenhum comentário:
Postar um comentário