Rádio Líder FM de Acopiara

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Sérgio Aguiar fala em independência, mas sem ranço com Camilo, Cid e Ciro

O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT), que concorreu à Presidência da Assembleia Legislativa como dissidente da base aliada ao Governador Camilo Santana (PT), saiu do embate político sem carregar ranço, nem ressentimento dos irmãos Ferreira Gomes e poderá continuar como integrante do grupo parlamentar de sustentação política e administrativa ao Palácio da Abolição. Essa leitura é de um dos colegas de bancada de Sérgio Aguiar que trabalha para mantê-lo como aliado de Camilo, Cid e Ciro Gomes.
A disputa pelo comando da Assembleia Legislativa criou fissuras na ala governista e rachou a oposição. O presidente reeleito José Albuquerque (PDT) atraiu votos da oposição – como Agenor Neto e Audic Mota (ambos do PMDB), e provocou o rompimento do conselheiro e presidente do TCM, Domingos Filho, com o grupo político dos irmãos Ferreira Gomes.
Domingos convenceu os deputados estaduais sob a sua influência a apoiarem a candidatura de Sérgio Aguiar, resistiu aos apelos para fortalecer a candidatura de José Albuquerque e acabou provocando o rompimento com o grupo que o fez, em 2007, presidente da Assembleia Legislativa e, em 2010, vice-governador na chapa do então governador reeleito Cid Gomes.
A briga pela Presidência do Legislativo estadual levou o conselheiro Domingos Filho a se aliar aos senadores Tasso Jereissati (PSDB) e Eunício Oliveira (PMDB) e ao vice-prefeito de Maracanaú, Roberto Pessoa (PR). Quatro dias antes da eleição, Domingos somava, pelo menos, 26 votos e os números deixaram entusiasmados os caciques do PMDB, PSDB e PR. Com esse cenário, Sérgio Aguiar se transformou no caminho para Domingos construir com Tasso, Eunício e Roberto o palanque da oposição ao grupo de Camilo, Cid e Ciro nas eleições de 2018. O trio, porém, reagiu e garantiu, por 27 votos a 18, uma vitória de Albuquerque contra Aguiar.
Após a eleição, Sérgio fez um discurso de independência, garantiu, contudo, que votaria nos projetos encaminhados pelo Governo do Estado que fossem de interesse da população, refutou, naquele momento, a possibilidade de deixar o PDT e espera apoio do Governador Camilo Santana às ações e programas a serem realizados nos municípios administrados por correligionários.
O caminho da reconciliação começou a ser reconstruído, embora Sérgio tenha  votado contra à emenda constitucional que extinguiu o Tribunal de Contas dos Municípios. O pai de Sérgio, Chico Aguiar, é conselheiro e atual presidente do TCM e, ao longo de 30 anos, sempre manteve um bom relacionamento com os irmãos Cid e Ciro Gomes. A interlocutores, Sérgio tem dito que não entrará no grupo de oposição, nem seguirá orientação política de Domingos Filho. 
ceara agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário