Rádio Líder FM de Acopiara

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Dilma tenta manter Cardozo na AGU

FOTO: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO
A presidente Dilma Rousseff tenta manter o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em outro cargo no governo. Uma das possibilidades é a transferência do ministro para a Advocacia Geral da União (AGU), uma vez que o atual titular da pasta, Luís Inácio Adams, está de saída da equipe.
Cardozo é hoje o ministro mais próximo de Dilma e ela quer preservá-lo no núcleo de decisões do governo. O ministro da Casa Civil, Jaques Wagner, indicou o procurador Wellington Cesar para o lugar de Cardozo na Justiça.
A decisão de Cardozo de entregar o cargo foi tomada neste domingo. A amigos, ele confidenciou não suportar mais a pressão do PT, seu partido, agravada depois que a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, passou a investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
estadao-conteudo

76% defendem renúncia de Eduardo Cunha, diz pesquisa Datafolha

Resultado de imagem para eduardo cunha
O número, segundo o Datafolha, representa um aumento de 11 pontos percentuais em relação a uma pesquisa de dezembro de 2015, quando 65% queriam a saída do deputado do comando da Casa. Já 12% são contra a renúncia de Cunha.
Cunha é investigado no Conselho de Ética da Câmara por quebra de decoro parlamentar. Ele é acusado de ter mentido aos colegas, na CPI da Petrobras, quando disse que não possuía contas na Suíça. Além disso, inquéritos da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF) apuram se as contas de Cunha no exterior eram ilegais e se ele recebeu propina em contrato de navios-sonda fechado pela estatal.O levantamento divulgado nesta segunda também mostrou que 78% são favoráveis a uma eventual cassação do mandato de Cunha. Em dezembro, esse número era de 82%. Segundo o Datafolha, a variação está dentro da margem de erro.
A pesquisa foi realizada na última semana, em 171 municípios, e ouviu 2.768 pessoas com mais de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.Também aferida pelo instituto a reprovação ao Congresso Nacional, que caiu cinco pontos de dezembro para fevereiro (de 53% para 48%).
Denúncia no STF

A semana é decisiva para Cunha no STF. O tribunal vai decidir se aceita a denúncia sobre o parlamentar oferecida pela Procuradoria-Geral da República. A PGR afirma que o deputado teria recebido propina em um contrato de navios-sonda da Petrobras.Cunha nega as acusações e tem dito que, mesmo que o tribunal acate a denúncia, não vai deixar o comando da Câmara.

g1

Lula diz que terá sigilos quebrados

Resultado de imagem para lula
O ex-presidente Lula usou seu discurso na festa de aniversário de 36 anos do PT neste sábado, 27, no Rio para fazer sua primeira defesa pública sobre as suspeitas de ter sido favorecido por empreiteiras em imóveis no interior e no litoral de São Paulo. O petista tentou se desvincular das duas propriedades investigadas e atacou o Ministério Público e a Polícia Federal.
Pela primeira vez, o petista disse publicamente ter recebido o sítio em Atibaia de presente por iniciativa de seu amigo Jacob Bittar, fundador do PT, e de “outros companheiros”. “Ele inventou de comprar uma chácara para que eu pudesse utilizar quando eu deixasse a Presidência. Fizeram uma surpresa pra mim até o dia 15 de janeiro (de 2011)”, afirmou. O ex-presidente disse ainda ter recebido a informação de que terá seus sigilos bancário, telefônico e fiscal quebrados, mas não especificou o que motivou a ordem. “Se esse for o preço que a gente tem que pagar para provar a inocência, eu faço”, disse.
o povo online

Análise do Oscar 2016: Morre um meme; nasce outro

O vencedor do principal prêmio da 88ª cerimônia de entrega do Oscar, realizada na noite de ontem no Teatro Dolby, em Hollywood, podia ter sido o diretor Alejandro González Iñárritu. O mexicano ficou com os prêmios de melhor diretor pelo segundo ano consecutivo - primeiro por "Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)" e agora por "O Regresso". Ou o diretor Tom McCarthy, que chocou o mundo como uma das maiores surpresas da História do prêmio ao tirar o Oscar de melhor filme dos favoritos e levar para "Spotlight - Segredos Revelados". O maior nome da noite, no entanto, foi o protagonista de "O Regresso", Leonardo DiCaprio.

Há anos, Leo é tão querido quanto alvo de piadas. Foram seis indicações até o Oscar de melhor ator chegar. Aplaudido de pé, DiCaprio tirou um peso dos ombros e entrou na história pela atuação visceral em "O Regresso". Paralelamente, a milhares de quilômetros de distância, a atriz Glória Pires ocupou o posto de novo meme cinematográfico para a Internet brasileira. Lacônica e pouco preparada para comentar a cerimônia, ela foi um dos assuntos mais comentados com frases como "não sou capaz de opinar", tanto quanto paradoxal para alguém atuando como comentarista.

Antes de Glória e DiCaprio chamarem a atenção, a cerimônia se iniciou com um discurso polêmico do comediante Chris Rock. Negro, o ator ora criticava a falta de diversidade étnica no Oscar, ora ironizava os astros afro-americanos que decidiram boicotar a festa. No final das contas, Rock errou mais que acertou. Outro destaque no início da festa foi "Mad Max: Estrada da Fúria", do australiano George Miller, que arrebatou quase todos os prêmios técnicos, acumulando 6 Oscar - recorde na edição. No final das contas, deu "Spotlight", que só ficou com duas estatuetas (Filme e Roteiro Original).

Além de DiCaprio, a cantora Lady Gaga e o compositor italiano Ennio Morricone foram os outros dois aplaudidos de pé pelo público presente no Teatro Dolby. A norte-americana emocionou ao cantar "'Til It Happens to You", canção original indicada pelo documentário "The Hurting Grounds", sobre estupros em campus universitários. Surpreendentemente, ela não ficou com a estatueta, perdendo para a morna "Writing's on the Wall", de Sam Smith. Já o experiente Morricone, 87 anos, se tornou a pessoa mais velha a ganhar um Oscar, dessa vez pela trilha sonora de "Os Oito Odiados". Ele ganhara anteriormente pelo conjunto da obra, em 2007.

Outros prêmios importantes da noite foram para os favoritos Brie Larson (Melhor Atriz), Emmanuel Lubezki (Melhor Fotografia; pelo terceiro ano consecutivo) e "Divertida Mente" (Animação), que superou o brasileiro "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu. "Mad Max" ficou com as estatuetas de Montagem, Mixagem de Som, Edição de Som, Maquiagem, Figurino e Design de Produção. Outro favorito confirmado foi o húngaro "O Filho de Saul", de Lázsló Nemes, escolhido Melhor Filme em Língua Estrangeira.

No fim das contas, o Oscar 2016 foi uma cerimônia que parecia previsível, mas que guardou uma carta na manga em sua última curva. Inconstante, surpreendente. Tal qual a Internet que ajudou DiCaprio em campanhas e agora tenta transformar Glória Pires em seu novo mito.

Prêmios da noite
- Roteiro Original - Tom McCarhty e Josh Singer (Spotlight - Segredos Revelados)
- Roteiro Adaptado - Adam McKay e Charles Randolph (A Grande Aposta)
- Atriz Coadjuvante - Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa)
- Figurino - Jenny Beavan (Mad Max: Estrada da Fúria)
- Design de Produção - Colin Gibson e Lisa Thompson (Mad Max: Estrada da Fúria)
- Maquiagem - Lesley Vanderwalt, Elka Wardega e Damian Martin (Mad Max: Estada da Fúria)
- Fotografia - Emmanuel Lubezki (O Regresso)
- Montagem - Margaret Sixel (Mad Max: Estrada da Fúria)
- Edição de Som - Mark Mangini e David White (Mad Max: Estrada da Fúria)
- Som - Chris Jenkins, Gregg Rudloff e Ben Osmo (Mad Max: Estrada da Fúria)
- Efeitos Visuais - Andrew Whitehurst, Paul Norris, Mark Ardington e Sara Bennett (Ex Machina)
- Curta (Animação) - A História de Um Urso (Chile), de Gabriel Osorio Vargas
- Animação - Divertida Mente, de Pete Docter e Ronnie Del Carmen
- Ator Coadjuvante - Mark Rylance (Ponte dos Espiões)
- Curta (Documentário) - A Girl in the River: The Price of Forgiveness, de Sharmeen Obaid-Chinoy (Paquistão)
- Documentário - Amy, de Asif Kapadia (Reino Unido)
- Curta - Stutterer, de Benjamin Cleary (Reino Unido)
- Filme em Língua Estrangeira - O Filho de Saul, de László Nemes (Hungria)
- Trilha Musical - Ennio Morricone (Os Oito Odiados)
- Canção Original - Writing's on the Wall, de Sam Smith (007 Contra Spectre)
- Direção - Alejandro González Iñárritu (O Regresso)
- Atriz - Brie Larson (O Quarto de Jack)
- Ator - Leonardo DiCaprio (O Regresso)
- Filme - Spotlight - Segredos Revelados, de Tom McCarthy


Redação OPOVO Online

Prazo para tirar título de eleitor se encerra no dia 4 de maio

Quem ainda não possui título de eleitor vai poder solicitar até o dia 4 de maio deste ano. É o prazo máximo para quem ainda deseja votar nas eleições municipais de outubro, quando devem ser eleitos vereadores e prefeito das cidades. 
A orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é que a população - principalmente a de faixa etária entre 16 e 17 anos - antecipe a solicitação para evitar filas na última hora. O prazo é o mesmo também para quem quiser transferir o domicílio eleitoral.
No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) alerta que a data limite para o recadastramento biométrico em cidades do interior cearense permanece até o dia 18 de março. O procedimento de agendamento continua o mesmo.
Conforme divulgado pelo O POVO no mês passado, eleitores de 46 municípios cearenses terão que providenciar com urgência o recadastramento biométrico, sob pena de ter o título cancelado e a exigência do pagamento de multa. O voto nas eleições de várias localidades no Estado será feito exclusivamente com a nova tecnologia.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os maiores de 18 anos e facultativos para os analfabetos, os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e menores de 18 anos, conforme o artigo 14 da Constituição Federal.
De acordo com o TSE, pode se inscrever para votar o jovem que completar 16 anos até o dia da eleição, em 2 de outubro.
Documentos
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral com documento de identificação com foto (carteira de identidade), comprovante de residência recente e comprovante de quitação militar para os homens. 
 A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o novo modelo de passaporte não são aceitos para efeito de inscrição eleitoral.
No caso de transferência, o cidadão deve levar o título de eleitor, comprovantes de votação ou de justificativa feitos em eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente. (Wagner Mendes - wagnermendes@opovo.com.br)

o povo online

Por mandato, Dilma se afasta do PT e diz que não governa para um só partido

dilmaroussef33
A presidente Dilma Rousseff iniciou um processo de afastamento do PT em busca de conter as investidas da oposição e de parte do PMDB pela retirada dela do Palácio do Planalto. Como já era esperado, a presidente não compareceu nesse sábado, 27, à festa de 36 anos de seu partido, no Rio de Janeiro. De acordo com um integrante do governo, Dilma está convencida de que é impossível preservar o mandato sem se descolar da legenda, alvejada pela Lava Jato e contrária à reforma da Previdência, considerada prioritária pela presidente para atrair o apoio do empresariado e recuperar credibilidade no mercado.
Os últimos dias expuseram os caminhos distintos que Dilma e seu partido defendem para a superação das crises política e econômica.
A ala majoritária do PT já está decidida a manter uma distância regulamentar da presidente e de suas diretrizes para a economia. Petistas históricos abrigados na Esplanada dos Ministérios se articulam com movimentos sociais para pressionar Dilma, inclusive com manifestações nas ruas, a esquecer a reforma da Previdência e a rever sua nova estratégia política, que prevê também uma aproximação com a oposição, especialmente a tucana.
Alguns conselheiros da presidente avaliam não ser interesse de todos os setores do PSDB retirá-la do cargo antes do término do mandato, em 2018. Para eles, os grupos do governador Geraldo Alckmin e do senador José Serra não endossam para valer a tese de cassação do mandato da petista pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que poderia resultar na convocação de novas eleições, caminho defendido por Aécio Neves.
No entanto, em conversas reservadas na semana passada, aliados de Serra e de Alckmin avaliaram que o maior problema de Dilma não é o PSDB e a ação no TSE, mas a ala do PMDB contrária ao governo, que nos últimos dias, após a prisão do ex-marqueteiro da presidente João Santana, voltou se articular em torno do impeachment e passará a buscar apoios no setor empresarial.
Ontem, em Santiago, Dilma justificou a ausência no aniversário do PT com a alegação de que não chegaria a tempo de participar do evento. Questionada sobre as críticas do partido ao ajuste fiscal conduzido por sua administração, ela disse que não governa só para o partido, mas para toda a população. “Eu não governo só para o PT. Eu governo para os 204 milhões de brasileiros”, afirmou.
A presidente procurou reduzir a tensão, um dia após o PT divulgar um documento no qual sugere novos impostos e o uso de reservas para que o País saia da crise. Dilma, porém, voltou a mencionar uma reforma previdenciária como essencial para o equilíbrio fiscal. Segundo ela, a mudança na aposentadoria poderá ser feita progressivamente. “É fundamental que trabalhemos um pouco mais. Mas não agora, não amanhã, não depois de amanhã. Eu acho que é o que pessoas temem”, disse.
Ao falar sobre o distanciamento com o partido pelo qual foi eleita, Dilma disse não acreditar que as relações entre o governo e o PT devam se caracterizar pela adesão sem avaliação crítica. “Um partido é um partido, um governo é um governo”, afirmou a presidente. “É preciso ajuda de todos os partidos da minha base e do PT, sobretudo, porque é o partido ao qual eu pertenço e pelo qual eu fui eleita.”
Dilma chegou na manhã de sexta-feira a Santiago em uma visita oficial organizada às pressas pelo governo chileno à pedido do Brasil, com uma duração e uma agenda mais ampla que a usual. Ontem ela voltou a almoçar com a presidente chilena Michelle Bachelet, como no dia anterior, desta vez na sede da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) e palestrou para economistas. Embora tenha lembrado o “problema de distância” e a falta de tempo para chegar à festa petista, Dilma não demonstrou pressa de deixar o Chile. Seu voo, que deveria decolar às 17 horas, atrasou.
A festa para comemorar os 36 anos do PT, na noite de ontem, foi marcada por um desagravo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva até mesmo nas paredes de tijolo aparente do Armazém da Utopia, forradas de homenagens a ele. Mas a presidente não foi poupada. “Dilma, chega de ajuste fiscal e superávit!”, dizia uma das faixas seguradas por militantes na plateia. A presidente enviou uma carta à direção do partido que foi lida durante o ato pelo presidente nacional da legenda, Rui Falcão. Ela apontou a legenda, o governo e Lula como alvos de “ataques sistemáticos” e ressaltou a importância da relação com movimentos sociais, insatisfeitos com a política econômica do segundo mandato. Apesar das divergências com o partido na área econômica, ela reafirma na carta o compromisso com a “estratégia de desenvolvimento” adotada desde o governo Lula.
Apelo
Em seu discurso, o ex-presidente fez um apelo aos presentes: “A companheira Dilma sozinha não terá forças para resolver este problema e nós, por mais que tenhamos divergência com qualquer pessoa do governo, este governo é nosso e temos responsabilidade de fazer dar certo”.
Para ele, um militante petista “não pode num momento de crise virar as costas e dizer que ‘o problema não é meu'”. “O problema é nosso, é meu, é seu e da Dilma.” Lula, contudo, destacou que antes de atender aos anseios do mercado, Dilma precisa governar para “o povo”. “A Dilma tem que ter certeza que, por mais que tenha divergência, o lado dela é este.”
 As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Crise faz brasileiro deixar de pagar contas de luz, água e telefone

prestacao_de_contas
O efeito dominó do aumento do desemprego e da inflação apareceu no calote do pagamento de serviços básicos, como as contas de luz, água e de serviços de comunicação. A costureira Angela Rosa Alcon Velasques, de 56 anos, natural de La Paz, na Bolívia, e que há dez anos vive no Brasil, por exemplo, deixou de pagar a conta de luz porque perdeu o emprego. “Estou devendo seis meses de luz, mais de R$ 1,6 mil”, contou Angela, que tem quatro filhos. “Devo também o telefone fixo, que foi cortado.”
Angela usava uma máquina de costura elétrica para trabalhar em casa e ficou inadimplente na conta de energia e no telefone porque perdeu o trabalho. “Costurava para um patrão brasileiro. Ele me demitiu, não tenho mais costura.”
A saída encontrada por Angela foi deixar o imóvel alugado. Agora ela tenta uma renegociação da pendência com a Eletropaulo. “Mudei para um barraco”, disse a costureira, que gastava R$ 1,1 mil de aluguel. Pela nova moradia, não vai pagar nada. Enquanto a situação não melhorar, a costureira planeja fazer bicos e usar as poucas reservas que tem para viver.
A auxiliar administrativa Adriana Carla Mendonça, de 40 anos, casada e com cinco filhos, é outra consumidora que ficou inadimplente nos serviços básicos. No seu caso o motivo do calote não foi desemprego, mas o aperto no orçamento em razão do aumento da inflação.
“Tenho três contas de luz atrasadas que somam um pouco mais de R$ 1 mil”, disse. Com uma renda familiar de cerca de R$ 4 mil, Adriana chegou a ter a luz cortada por falta de pagamento. Segundo ela, o valor da conta deu um salto. “Eu pagava R$ 150 e subiu para R$ 500.” No ano passado, a energia elétrica aumentou cerca 50%. Adriana pagou a taxa de R$ 45 para religar a luz e agora tenta um parcelamento em seis vezes da dívida pendente com a concessionária de energia. “Não sei se vou conseguir pagar, mas sem luz não dá para ficar.”
Tanto Angela quanto Adriana engrossam as estatísticas do calote das contas básicas que desde o ano passado não para de crescer. Em janeiro deste ano, o grande destaque dos índices de inadimplência apurados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) foram justamente as contas de serviços básicos que são prestados.
“Não é só banco e loja que estão deixando de ter o seu dinheiro de volta”, afirmou a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti. Em janeiro, o número de contas inadimplentes de água e luz aumentou 17,01% na região Sul e 13,03% no Centro-Oeste em relação ao mesmo mês do ano passado, enquanto a inadimplência média (que inclui também pendências com comércio, bancos e serviços de comunicação) cresceu cerca de 6% no mesmo período.
Já nas regiões Norte e Nordeste, os maiores avanços do calote em janeiro na comparação anual foram registrados em serviços de comunicação. No Norte, foi de 9,89%, ante uma inadimplência média de 6,53% no período, e, no Nordeste, de 12,39%, enquanto o calote médio da região aumentou 8,43%. A região Sudeste está fora das estatísticas de inadimplência por causa das mudanças na lei de negativação vigente no Estado de São Paulo, o que pode distorcer a base de comparação.
“A inadimplência tem se colocado na vida dos brasileiros de forma tão abrangente que até as contas mais essenciais estão deixando de ser pagas”, observou Marcela. Ela ponderou, no entanto, que as pendências com bancos respondem pela maior parte das dívidas em atraso, entre 30% e 40%, dependendo da região. Mas o avanço do calote em contas básicas é, na opinião da economista, um sinal de alerta sobre a extensão e a gravidade da crise.
Sem revelar os números, Luis Carlos Bento, presidente da Intervalor, empresa de cobrança que tem boa parte da carteira nos segmento de telefonia e TV por assinatura, confirmou que houve aumento expressivo na inadimplência. Segundo ele, o principal motivo alegado pelo consumidor é o desemprego. “A grande preocupação das empresas é não perder o cliente que ficou inadimplente, por isso elas estão mais flexíveis na renegociação”, disse. “Essa crise está na população, as outras estavam no mercado financeiro.” 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Por ajuste nas contas, estados cortam investimentos

economia queda
A queda nas receitas e o aumento das despesas obrigatórias estão tornando as finanças estaduais insustentáveis. Essa combinação perversa provocou a suspensão de obras, interrupção de serviços públicos básicos e atraso no salário dos funcionários em diversos Estados.
As finanças estaduais se agravaram no ano passado em meio a um cenário de forte recessão – o Produto Interno Bruto (PIB) deve ter recuado 4% em 2015 – e a inflação superou 10%. A crise atual já arrastou importantes Estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.
Com pouca margem de manobra, os governadores escolheram um corte profundo nas despesas de investimento como uma das maneiras de fazer o ajuste fiscal. No ano passado, os governos estaduais reduziram os investimentos em 37% na comparação com 2014, de acordo com um levantamento feito por Pedro Jucá Maciel, consultor econômico do Senado, com base nos dados disponíveis de 24 Estados e do Distrito Federal.
Os Estados brasileiros já vinham com uma estrutura fiscal bastante ruim. Os primeiros sinais começaram em 2012, quando a economia brasileira começou a desacelerar. Para evitar um agravamento maior do quadro, o governo federal promoveu uma série de empréstimos para os Estados, o que resultou numa nova onda de endividamento.
“Se a lição de casa tivesse sido feita em 2012, não estaríamos passando pela dificuldade que enfrentamos agora”, afirma Maciel. Segundo o consultor, no ano passado, o avanço da receita ficou abaixo da inflação em todos os Estados.
Diante desse quadro, a conta dos Estados passou a não fechar porque os governadores não conseguiram um alívio nas despesas. Pelo contrário. Elas continuaram crescendo. O aumento da inflação contribuiu para a elevação do gasto com pessoal. “É preciso atentar que atrasar pagamento é como febre: um sintoma da doença. É preciso combater as razões estruturais para a crise federativa e também recuperar a economia”, afirma José Roberto Afonso, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre), da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP).
Na avaliação dos analistas em finanças públicas, está claro que o problema fiscal dos Estados não é conjuntural, mas estrutural. Na semana passada, o governo federal começou a acenar com uma série de medidas para tentar aliviar os Estados.
Uma das propostas em estudo é a possibilidade de federalizar as empresas estaduais como parte da renegociação do débito dos Estados. “Como o diabo mora nos detalhes, é preciso assegurar que as mudanças serão promovidas e em profundidade para salvar os Estados. E não seja apenas uma forma de angariar apoio de governadores para salvar o mandato da Presidenta Dilma”, diz Afonso, do Ibre/FGV.
 As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Troca-troca partidário: mais de 40 deputados trocam de partido na Câmara

macedão macedo
A primeira semana da temporada de troca-troca partidário na Câmara dos Deputados registra mais de 40 migrações de deputados entre as legendas, já confirmadas ou em estado final de negociação. Em várias delas, o principal atrativo é a oferta ao deputado do controle de fatia do fundo partidário, a verba pública que será daqui em diante a principal fonte de recursos das campanhas eleitorais. A janela do troca-troca partidário vai até 19 de março.
Emenda à Constituição aprovada pelo Congresso no ano passado permite que nesse período qualquer um dos 513 deputados federais troque de legenda sem risco de perder o mandato por infidelidade.
Tendo migrado do PSC para o PT do B antes da janela –devido a uma divergência com seu ex-partido na composição da comissão do impeachment–, o deputado Silvio Costa (PE) diz que a tendência é de que os nanicos PT do B e PTN reúnam mais de duas dezenas de deputados, o que permitirá a essas legendas ter estrutura na Câmara e voz nas negociações legislativas e com o Executivo.
Ele nega que o PT do B tenha oferecido verba do fundo para os deputados que vão entrar na sigla –até agora o deputado federal pelo Ceará, Macedo, ex-PSL, e Uldurico Pinto (BA), ex-PTC–, mas diz que a prática é corrente. “Soube que está havendo esse tipo de negociação, e pesada.”
O fundo partidário será a principal fonte de receita das campanhas devido à decisão do Supremo Tribunal Federal de proibir empresas de financiar candidatos. O fundo distribuiu R$ 868 milhões a 35 partidos em 2015.
A emenda da janela estabelece que, ao mudar de partido, o deputado não leva para a nova legenda a respectiva verba resultante de sua eleição – o fundo é distribuído entre os partidos com base nos votos que seus candidatos a deputado federal tiveram nas últimas eleições.
As siglas, contudo, dizem que irão no Supremo para tentar alterar essa regra. Até o final da janela partidária, a tendência é que o troca-troca supere a marca de 10% das 513 cadeiras da Câmara.
A maior parte das mudanças até agora tem como personagens membros do chamado baixo clero, o grupo majoritário de deputados com pouquíssima expressão política nacional. Entre os mais conhecidos está o presidente do Conselho de Ética da Câmara, José Carlos Araújo (BA), que deixa o PSD para ir para o PR.
O convite partiu do presidente do partido, Alfredo Nascimento, que prometeu o diretório regional da Bahia. Araújo garante que estava bem no PSD, mas diz que, como dirigente partidário, ganha mais “autonomia” e “prestígio”. “Há de convir que dirigir o partido é muito melhor”, disse o deputado.
No comando do PR da Bahia, Araújo não só terá liberdade para nomear correligionários nos diretórios do Estado, como também caberá a ele comandar a divisão do fundo partidário. O parlamentar nega que essas tenham sido suas motivações.
Outra figura conhecida é o polêmico deputado Jair Bolsonaro (RJ), que sai do PP e se filia na semana que vem ao PSC, em evento num dos maiores salões da Câmara, o Nereu Ramos.
As mudanças são pulverizadas entre as siglas e, até agora, não têm impactado a correlação de forças governo-oposição. Nem têm sido suficientes para mudanças relevantes nas grandes siglas.
A migração de políticos entre as siglas existiu sem amarras até 2007, quando o Tribunal Superior Eleitoral editou regras de fidelidade para tentar barrar a prática. As brechas na lei e a morosidade da Justiça, porém, fizeram com que a medida nunca tenha tido eficácia completa.
Em 2015, o próprio STF afrouxou essas regras ao liberar trocas para cargos majoritários –presidente, governadores, senadores e prefeitos. 
Com informações da Folha de S. Paulo.

Dica da semana: IBGE prorroga prazo para concurso


IBGE oferece 1.409 vagas temporárias / Fabiana Beltramin/Folhapress
Tá procurando emprego e não sabe mais o que fazer? Então anote esta dica na agenda: até quarta-feira, dia 2, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) recebe inscrições para o concurso que irá contratar temporariamente 1.409 pessoas para o Censo Agropecuário 2016. 

O prazo terminaria no dia 22 de fevereiro, mas foi prorrogado por mais nove dias.
Quem quiser tentar a sorte deve preencher a ficha pelo site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br) e pagar uma taxa no valor de R$ 35 (agente censitário administrativo), R$ 50 (agente censitário regional) ou R$ 120 (analista censitário). 
A prova está marcada para o dia 22 de maio, das 13h às 17h, e será realizada no município em que o candidato optar.

Vagas e salários

Para quem possui ensino médio completo, os cargos disponíveis são de agente censitário administrativo (700 vagas), com salário de R$ 1.560; e agente censitário regional (486 vagas), com remuneração de R$ 3.000. Este último exige que o candidato possua carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria B (veículo motorizado que não exceda oito lugares). 
Já os candidatos com curso superior podem concorrer a uma das 223 vagas de analista censitário, cujo salário é de R$ 7.166. Para isso é necessário ter diploma em áreas específicas como análise de sistemas, jornalismo, relações públicas, web design, entre outras.

Duração dos contratos e benefícios 

Agora vem a parte boa! Se aprovado, o candidato, além do salário, terá auxílio alimentação e transporte. A carga horária de trabalho será de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.
No caso dos agentes censitários regionais, os contratos terão duração de até um ano e quatro meses, um período relativamente bom para se tirar o pé da jaca em tempos de crise. Já os agentes censitários administrativos ficarão empregados por um ano e dez meses. Os analistas censitários terão salário garantido por dois anos e sete meses.

Ao longo desse período, o funcionário terá de levantar informações sobre produção agropecuária, uso da terra e da água, segurança alimentar, sustentabilidade, produção em terras indígenas e agricultura familiar.

Das 1.409 vagas disponíveis, 79 são destinadas a pessoas com deficiência e 172 a candidatos negros ou pardos.

band uol

domingo, 28 de fevereiro de 2016

Vasco sai na frente, Bota empata em golaço de falta: 1 a 1 em São Januário

A partida marcou o surgimento de um novo artilheiro do campeonato: Riascos, com seis gols, igualou a marca de Fred, do Fluminense. E também a perda dos 100% de aproveitamento do Bota. As duas equipes já estavam classificadas à próxima fase do estadual. O Vasco viu ainda o Flamengo, após o 5 a 0 sobre o Resende, passar a ter o ataque mais positivo do torneio.

globo esporte

De virada, Fortaleza vence o Maranguape e termina 1ª fase do Estadual na liderança de seu grupo


Foi no sufoco. Depois estar perdendo por 2x0, o Fortaleza buscou a virada nos últimos 30 minutos da partida e conseguiu bater o Maranguape por 3x2, em jogo realizado na tarde deste domingo, 28, no estádio Presidente Vargas. Foi a reabilitação do time, que vinha de três jogos seguidos sem vitória. 

Com o resultado, o Leão chegou aos 19 pontos em oito jogos e terminou a 1ª fase do Campeonato Cearense na liderança do Grupo A1 da competição, a frente de Uniclinic e Maranguape. 

o povo online

Dois de Cirino, dois de Sheik: Fla goleia Resende e está na próxima fase do Carioca

Dois gols nos cinco minutos iniciais do primeiro tempo. Outros dois nos sete primeiros do segundo. Com começo avassalador nas duas etapas, quatro bolas na rede em 12 minutos, o Flamengo goleou o Resende por 5 a 0, neste domingo, em Volta Redonda - o último gol saiu nos minutos finais do confronto. Emerson Sheik (duas vezes), Marcelo Cirino (duas vezes) e Gabriel balançaram a rede e garantiram a classificação do Rubro-Negro, de forma antecipada, à segunda fase do Campeonato Carioca.

globo esporte