Rádio Líder FM de Acopiara

sábado, 10 de outubro de 2015

Vaticano divulga nova lista de participantes do Sínodo com presença do acopiarese Tiago Gurgel do Vale filho do líder politico Gaspar do vale

Resultado de imagem para tiago gurgel do vale
O Vaticano divulgou nesta terça-feira, a lista final com os nomes dos participantes da XIV Assembleia Geral do Sínodo dos Bispos, que acontecerá de 4 a 25 de outubro no Vaticano. O tema escolhido pelo papa Francisco é “A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo”. Entre os relacionados para as diversas atividades, estão representantes do Brasil, entre eles três cardeais e cinco bispos.
Entre os presidentes delegados do Sínodo está o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Raymundo Damasceno Assis. A lista também apresenta novamente os delegados escolhidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e confirmados pelo papa: o arcebispo de Brasília (DF) e presidente da Conferência, dom Sergio da Rocha; o bispo de Camaçari (BA), dom João Carlos Petrini; o arcebispo de Mariana (MG), dom Geraldo Lyrio Rocha, e o arcebispo de São Paulo, cardeal Odilo Pedro Scherer.
O cardeal brasileiro João Braz de Aviz também participará da assembleia sinodal por ser o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, um dos dicastérios da Cúria Romana.
Pela nomeação pontifícia, está o arcebispo de Manaus (AM), dom Sérgio Eduardo Castriani.
Outros brasileiros participam do Sínodo: o professor emérito de Teologia Moral e Ética no Instituto Teológico Franciscano de Petrópolis (RJ), padre Antonio Moser, que será colaborador da secretaria especial; os professores Ketty Abaroa de Rezende e doutor Pedro de Jussieu Rezende, da Universidade Estadual de Campinas (SP) e que estão envolvidos em trabalhos pastorais sobre os desafios da família, como  auditores;  Tiago Gurgel do Vale, como assistente.
O pastor luterano Walter Altmann é outro brasileiro que participará do Sínodo. Ele está entre os delegados fraternos representando o Conselho Mundial de Igrejas (CMI), onde atuou como mediador.
A lista divulgada nesta terça feira também apresenta os nomes daqueles que irão compor, além da presidência – a cargo do papa Francisco -, o secretariado geral, relatores, secretariado especial, a comissão para informação, delegados de igrejas orientais católicas, os eleitos pela união dos superiores gerais, a subsecretaria do Sínodo, o secretariado geral e seus colaboradores, além dos responsáveis pela divulgação de notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário