Google+ Badge

Google+ Badge

Google+ Badge

Rádio Líder FM de Acopiara

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Ceará fecha 2014 com PIB de 4,36%, superior ao Brasil, que ficou em 0,1%

No quarto trimestre, PIB do Ceará fechou em 2,70%.
Setor agropecuário apresentou melhor desempenho: 37,22%.

Do G1 CE
O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará - soma de todos os bens e serviços produzidos no Estado - apresentou crescimento de 2,70% no quarto trimestre de 2014 em relação a igual período do ano passado. O índice cearense superou o resultado do PIB nacional, que no quarto trimestre deste ano ficou em -0,2%. No ano, o PIB acumulado do Ceará fechou em 4,36%, e o do Brasil, em 0,1%. Os dados foram divulgados nesta  quarta-feira (8), pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece)
De acordo com o Ipece, dentre as atividades que compõem do PIB – indústria, serviços e agropecuária – o setor agropecuário apresentou o melhor desempenho no quarto trimestre deste ano, com crescimento de 37,22%, em relação ao mesmo período do ano passado. O acumulado, no ano, foi alta de 65,7%. Os números do setor agropecuário do Brasil fecharam no quarto trimestre em 1,2% e no acumulado do ano em 0,4%.
Já o setor de serviços, no quarto trimestre deste ano, teve crescimento de 2,89%, em relação ao quarto trimestre de 2013, e menor dos que os 4,51% registrados no terceiro semestre de 2014.  crescendo 4,50 por cento. No ano, o índice ficou em 3,59%. 
Das atividades que compõe o segmento de serviços, o melhor resultado ficou com Transportes, com crescimento de 12,50% no quarto trimestre, fechando o ano com 7,98% de crescimento. O item Alojamento e Alimentação fechou o ano com 6,90%.  Intermediação Financeira com 6,25%; Outros Serviços com 4,77% e comércio com 3,83%.
Seguindo a tendência verificada nacionalmente, a indústria fechou em queda, com -1,89% no quarto trimestre, ficando o acumulado no ano também negativo, com 1,87%. A maior queda foi verificada na Indústria da Transformação com -5,21% no quarto trimestre de 2014. Fecharam em alta, a Extrativa Mineral, com 6,43%, seguida pela Eletricidade, Gás e Água, com 2,29%. Já a Construção Civil fechou o quarto trimetres de 2014, com 0,60%.
PIB
O PIB é a medida do total do valor adicionado gerado por todas as atividades econômicas somadas aos impostos líquidos de subsídios, finalizando o produto a preços de mercado.O PIB trimestral é um indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo. Além do Ceará, mais sete estados brasileiros realizam o cálculo de sua economia trimestralmente: Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Esses Estados utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços, e desagregados por suas atividades econômicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário